José Bertotti, titular da Semas, fez esta defesa ao participar do I Encontro de Gestores da Agricultura, que culminou em uma carta propositiva para o desenvolvimento rural das regiões

O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), José Bertotti, participou do I Encontro de Gestores da Agricultura da Zona da Mata e Agreste, realizado pela Frente de Desenvolvimento Rural de Pernambuco, nesta quinta-feira (17), na unidade pedagógica da organização social Serta, em Glória do Goitá. A atividade contou com a participação de mais de 80 gestores, representantes de 32 municípios. A iniciativa buscou fortalecer as ações para o desenvolvimento no âmbito rural das cidades envolvidas.

Na ocasião, foram realizados debates e apresentadas as ações desenvolvidas pela Semas, pela secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário e pela empresa Cajutec, voltada para agricultura familiar.

“O Serta tem sido um parceiro importante nessa pauta de formação e já profissionalizou cerca de 1700 técnicos em Agroecologia no estado, o que é uma referência. Considero que este encontro está sintonizado com toda a política de reflorestamento e de sistemas agroflorestais que a Semas vem realizando. Inclusive, na apresentação que fizemos, destaquei como foco da política ambiental um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e no enfrentamento às mudanças climáticas. O eixo que encontramos para a política de reflorestamento, dialoga perfeitamente com a perspectiva deste fórum, que é a recuperação de nascentes proporcionando recarga hídrica no estado, integrada com a produção de alimentos”, destacou Bertotti .

O debate entre os gestores culminou em uma carta propositiva, que pauta aspectos da realidade local para o desenvolvimento rural das regiões. A carta deve ser apresentada ao Governo do Estado e também à comissão da Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe.

Entre os participantes do encontro, conduzido pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pombos, Jairo Rubens, esteve o representante da secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, José Moraes, a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, a presidente do Serta, Alexsandra Maria, o gerente do Sebrae, Alexandre Alves, além de representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária – Iterpe.

Foto: Pedro Caldas Semas/PE