O documento prevê a execução de ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de águas no rio Pajeú e seus afluentes

As políticas públicas de enfrentamento e antecipação às consequências do aquecimento global e mudanças climáticas, que afetam o mundo todo, estão na pauta principal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Nesta quinta (10/03), o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, esteve no município sertanejo de Floresta, participando do Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas, para assinar uma carta de compromisso com os 27 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Pajeú. A região vem sofrendo com os impactos ambientais que são evidenciados no aumento da frequência de eventos climáticos como secas, escassez hídrica, enchentes e recordes de temperaturas elevadas, e requer demandas por prevenção e adaptação a esses impactos climáticos e hídricos.

Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas

A carta tem como finalidade estabelecer compromissos com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, que compartilham dos mesmos problemas e desafios da gestão hídrica, para a execução de ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água no rio e seus afluentes. De acordo com o Fórum, entre os grandes desafios da Bacia do Rio Pajeú, estão os processos de degradação de suas matas ciliares por atividades humanas e agropecuárias, o assoreamento do seu leito, a poluição de suas águas pelos problemas de saneamento, a introdução de espécies exóticas que comprometem a biodiversidade e a capacidade da bacia em reter água subterrânea e recarregar o lençol freático.

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, em Floresta

“Acho que é muito importante este Fórum pelo clima e pelas águas e essa interiorização da política climática no estado. Demonstra a vitalidade de enfrentamento às mudanças climáticas em Pernambuco proporcionado pelo nosso Plano de Descarbonização que vai ser lançado na semana que vem na Cirsol e eu tive a oportunidade aqui de mostrar alguns avanços da política climática, inclusive demonstrando o apoio que o Governo do Estado está dando na questão dos resíduos sólidos, os R$ 15 milhões para centros de compostagem e triagem de resíduos, o plano de reflorestamento com a recuperação de mais de mil nascentes que o governador vai anunciar em 22 de março, no Dia da Água, e os recursos que já foram investidos pelo FEMA nesse plano de reflorestamento com viveiros. Então, com isso, demonstramos que realmente a perspectiva de desenvolvimento sustentável está acontecendo. Mas, sentimos a falta da atuação do Governo Federal, que é um negacionista climático e ambiental. E isso realmente é um problema, mas não nos impede de seguir adiante com o nosso compromisso de um futuro sustentável para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo”, ressaltou José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas

Estiveram presentes no Fórum os prefeitos de Brejinho, Gilson Bento; de Carnaíba, José de Anchieta Patriota; de Santa Terezinha, Delson Lustosa; de Quixaba, Zé Pretinho. Além de representantes das cidades de Itapetim, Ingazeira, Solidão, Iguaracy, São José, Afogados da Ingazeira, Calumbi, Belém do São Francisco, Serra Talhada, Carnaubeira da Penha e Tuparetama e a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, que foi a anfitriã do evento.

“Eu estou muito feliz, porque Floresta está sediando este encontro, então hoje nós estamos realizadas pela iniciativa que partiu de duas mulheres, eu e a vice Bia Numeriano. A participação do secretário do Meio Ambiente foi importantíssima. A fala dele nos trouxe esperanças e deixou a gente bem antenada, excelente”, ressaltou Rorró Maniçoba. Bia Numeriano completou que o secretário Bertotti apontou caminhos importantes, principalmente voltados para a destinação correta dos resíduos sólidos, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria e de como é que os municípios podem acessar esses recursos, e que isso foi fundamental.

O Fórum foi transmitido online. Na imagem, José Bertotti assinando a carta de compromisso.

Fotos: Pedro Caldas/Semas PE