Neste encontro organizado pelo ICLEI, para assinatura da Carta de Intenções do Recife, José Bertotti detalhou as políticas públicas adotadas pelo governo estadual na área de meio ambiente e sustentabilidade.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas PE, José Bertotti, participou na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro de Artesanato de Pernambuco, área central da cidade, da cerimônia de assinatura da Carta de Intenções do Recife, para adesão ao projeto ProUrbano – Seguro de Infraestrutura Urbana, realizada em um encontro promovido pelo ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade.

A Carta é um documento que apoia a criação e o acesso a seguros como parte de estratégias consistentes de gestão de risco de desastres nas cidades latino-americanas. O UIIF faz parte da Parceria Global de Seguros para Resiliência, ou InsuResilience (IGP, na sigla em inglês), e tem como objetivo apoiar os governos municipais na proteção da infraestrutura urbana crítica e da população em situação de vulnerabilidade frente a desastres naturais causados por eventos climáticos extremos

Na ocasião, Bertotti frisou a importância desta Carta e aproveitou para apresentar o Plano de Descarbonização de Pernambuco, como estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas, lançado na abertura da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos. A luta pela extinção de lixões em municípios do estado, também foi um ponto lembrado durante o encontro, cuja meta do governo é zerar esses espaços que emitem gases de efeito estufa na atmosfera e agravam a crise climática.

“Estamos trabalhando com o que já foi feito, e com o que precisa avançar. O Plano de Descarbonização de Pernambuco traz 46 soluções tecnológicas, que apresentam as possibilidades de desenvolvimento e agregação de valor para nossa economia. Essas soluções serão desenvolvidas em Pernambuco pelas nossas universidades e institutos de pesquisa, podendo haver também parcerias com outras universidades brasileiras e até mesmo europeias”, explicou Bertotti.

O secretário detalhou ainda as ações implementadas pelo governo estadual, rumo a uma economia mais sustentável e que contempla também toda sociedade civil. “As ideias que a gente discute aqui no Iclei são muito importantes, mas essas ideias precisam ser colocadas em prática, por isso é importante contarmos com o apoio do secretário de desenvolvimento econômico e do governador Paulo Câmara”, concluiu Bertotti.
Participaram do encontro, o secretário de desenvolvimento econômico do estado e representante do ICLEI no Brasil, Geraldo Júlio, e a secretária executiva da Semas, Inamara Mélo.

Foto: Pedro Caldas/Semas PE