
O plano deve ser lançado neste mês de fevereiro, no próximo dia 23, no encontro do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima.
O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 16, com o titular da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico- Sdec, Geraldo Júlio, no bairro do Recife, para dialogarem sobre os últimos ajustes para o lançamento do Plano de Descarbonização de Pernambuco, que está sendo construído no estado por meio da Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com a União Europeia. O plano deve ser lançado ainda neste mês de fevereiro, no próximo dia 23, no encontro do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima.
O Plano de Descarbonização de Pernambuco prevê a modelagem de uma trajetória para o estado alcançar a neutralidade carbônica em 2050, ou seja, as medidas mais eficazes para acabar com as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) ou compensar aquilo que não for possível. A iniciativa conta a cooperação da Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). No encontro desta quarta, foram apresentadas pelos especialistas da COOPE, por videoconferência, as projeções de consumo de energia e emissões de GEE discriminadas setorialmente relativas aos cenários base e ao cenário de neutralidade climática prevista até 2050 para o Brasil e região Nordeste. Foram apresentadas também perspectivas para os diversos setores da economia a partir da transição gradual das matrizes energéticas.
“Fizemos aqui, junto com as equipes das secretarias, uma análise desta primeira versão do plano que está sendo ajustada e já estamos pensando na construção das próximas etapas para sua implementação, tão logo seja lançado no encontro do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima”, afirmou o gestor da Semas José Bertotti.
Participaram do encontro, além dos secretários da Semas, José Bertotti e da Sdec, Geraldo Júlio, a secretária executiva da Semas Inamara Melo, a superintendente de sustentabilidade e Clima da Semas, Samanta Della Bella e o diretor de Meio Ambiente e Clima de Suape, Carlos Cavalcanti.
Foto: Pedro Caldas