Em seminário internacional, Inamara Mèlo, assegura que os governos subnacionais têm um papel estratégico para a agenda climática, por conta da proximidade das instituições e da capacidade de articulação junto aos municípios

A secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Inamara Mèlo, participou ao lado da vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, Thelma Krug, do Seminário Internacional sobre Mudanças do Clima que aconteceu na tarde desta terça-feira, 07. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), discutiu as resoluções da conferência do clima da ONU, a COP26, e os impactos das alterações climáticas em todo o planeta, visando qualificar os debates e contribuir com o avanço das discussões e soluções possíveis para o cenário desafiador das mudanças climáticas.

O seminário, realizado entre os dias 06 e 07, contou com uma intensa programação online, que reuniu especialistas e organizações do Brasil e de outros países em torno de diferentes aspectos das mudanças climáticas. Abordou temas como impactos setoriais, efeitos sociais e econômicos, além de estratégias de enfrentamento e possíveis soluções.

Na ocasião, Inamara Mèlo, que também é coordenadora da Câmara Técnica de Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, apresentou inciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da Semas, para o enfrentamento às mudanças climáticas, além de um planejamento para 2022, a ser discutido no Fórum Pernambucano de Mudança do Clima. Detalhou também o plano de descarbonização do estado que está sendo desenvolvido em parceria com a União Europeia.

“Os governos subnacionais têm um papel estratégico para a agenda climática; têm proximidade das instituições e capacidade de articulação junto aos municípios e é preciso tratar a descarbonização da economia como oportunidade de desenvolvimento a partir de novas matrizes energéticas com escolhas bem definidas e convergência política”, destacou a representante da Semas e da Abema.

Inamara destacou ainda a importância de fortalecer as instâncias de planejamento e controle ambiental, além de fomentar o debate da agenda do clima e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no cotidiano das pessoas.