Seguindo as atividades que antecedem a participação de Pernambuco na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27), que tem início no próximo dia 4 de novembro, a secretária estadual de meio ambiente e sustentabilidade, Inamara Mélo, esteve nesta sexta-feira (28) no Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI). A empresa, com sede no Recife, trabalha com a execução de projetos sustentáveis a partir do tripé da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, e tem se colocado como uma parceira e colaboradora técnica do setor público nas iniciativas sociais e ambientais. 

De acordo com a secretária Inamara Mélo, o fato do IATI trabalhar com foco nas ações de eficiência energética faz com que ele seja um ator relevante nas iniciativas que visem o enfrentamento à crise climática. “O diálogo com a instituição antes da viagem ao Egito é fundamental para a preparação do estado no levantamento de iniciativas que sejam parceiras e contribuam para o nosso robusto e vanguardista Plano de Descarbonização, que pretende gerar as emissões até 2050”, afirmou.

Durante o encontro, Inamara também detalhou o funcionamento da COP27, e exemplificou o funcionamento de algumas agendas que o Governo de Pernambuco irá participar durante a conferência que acontece no Egito. “Durante o evento acontecem muitas agendas. São mesas de discussão e, também, tratativas bilaterais. As agendas se dividem em debates sobre as medidas de mitigação da crise climática e  medidas de adaptação diante da crise”, explicou a secretária.

Inamara Mélo, secretária estadual de meio ambiente e sustentabilidade

Inamara Mélo esteve na reunião acompanhada do ex-secretário estadual das pastas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Ciência e Tecnologia, José Bertotti. Os gestores foram recebidos na empresa por uma equipe do IATI capitaneada pelo seu diretor de negócios, Paulo Gama. Durante quase duas horas de conversa, os gestores trocaram experiências sobre os trabalhos que vêm sendo realizados em Pernambuco, fazendo sempre a intersecção entre tecnologia e meio ambiente. 

Ao final do encontro, ficou definido que o Instituto irá preparar relatório e apresentação acerca dos projetos desenvolvidos e o interesse em participar das tratativas com outros atores nacionais e internacionais durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, falando sobretudo do interesse e expertise que a empresa tem em participar de iniciativas socioambientais através dos incentivos estadual e federal.