No encontro ocorrido na COP26 entre o secretário José Bertotti, de Meio Ambiente, e Xie Zhenhua, um dos articuladores do Acordo de Paris, surgiu o interesse em firmar parcerias entre Pernambuco e China

Glasgow – Na COP26, ao lado do governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, participou de uma reunião bilateral, na terça-feira, 10, com o enviado especial da China à COP Xie Zhenhua e Wen Hua, vice-diretor-geral do Departamento de Meio Ambiente e Recursos/NDRC.  Xie foi um dos importantes articuladores do Acordo de Paris, em 2015. De acordo com Bertotti, a China tem feito grandes investimentos na redução das emissões de carbono, na transformação da matriz energética e na criação de tecnologias sustentáveis.

“Conversamos sobre ações para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco e Xie Zhenhua, que foi um dos articuladores do Acordo de Paris, se colocou à disposição para firmar parcerias com o nosso Estado”, afirmou Bertotti.

O representante do país asiático é considerado um dos responsáveis pelo posicionamento estratégico da China nos últimos anos em relação à proteção ao meio ambiente e tem se mostrado aberto a construir parcerias com Pernambuco e o Nordeste como definiu o governador Paulo Câmara na ocasião.