Fotos: Pedro Caldas

O Senai apresentou à Semas o trabalho que vem desenvolvendo junto às indústrias, em busca do desenvolvimento sustentável

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade José Bertotti, recebeu em seu gabinete a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai/Pe, Camila Brito Barreto, para conhecer a atuação do instituto tecnológico da entidade, que trabalha focada em soluções inovadoras intensivas na cadeia produtiva da indústria brasileira, através do desenvolvimento de pesquisas, o instituto fornece assistência às industrias, indicando alternativas que sejam mais eficientes e menos poluentes.

O Senai vem atuando na questão ambiental ofertando uma estrutura de monitoramento e orientação em busca da implantação de um melhor sistema de produção, baseado em projetos que utilizam novas tecnologias, práticas eficientes e energia limpa. Para o secretário Bertotti, a aplicação da tecnologia e da inovação nos permite a ter um desenvolvimento da produção industrial nos estado que esteja associada ao cuidado com o meio ambiente.

“Na reunião nós avaliamos as possibilidades de unir este sistema de inteligência do Senai, com a pauta ambiental do estado. Vamos desenhar um escopo para formalizar um possível convênio de cooperação técnica entre a Semas e o Senai, introduzindo dentro desta parceria, as diretrizes do nosso Plano de Descarbonização. É importante definir e apoiar estratégias para que a indústria possa assumir o protagonismos de se modernizar para atender a essa tendência de reduzir a emissão de carbono. Além de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos negócios, que surgem nessa busca pela neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa, como a produção de biocombustível, do hidrogênio verde, da captura e armazenamento de carbono.” finalizou Bertotti.

O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, no gabinete da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a participação de Anisio Bezerra, da FIEPE, Oziel do Carmo Alves, do Senai, Fátima Brayner, Pesquisadora Senior
Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e da superintendente de Clima e Sustentabilidade da Semas, Samanta Della Bella.