O ICLEI, Governos Locais pela Sustentabilidade, com cerca de 2.500 governos participantes, e ativa em mais de 130 países, realizou o I Encontro Nordestino do ICLEI Brasil, que teve como tema “Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Esta rede global é comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e influencia as políticas de sustentabilidade, impulsionando a ação de cada localidade para o desenvolvimento de baixo carbono. Este encontro aconteceu nesta segunda, terça e quarta, 13, 14 e 15 de junho, em João Pessoa (PB), e contou com gestoras da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, que participaram do evento como painelistas.

No primeiro dia do encontro, Samanta Della Bella, superintendente estadual de Sustentabilidade e Clima da Semas PE, marcou presença na abertura do evento e do painel Políticas Públicas Estaduais de Mudanças Climáticas, onde apresentou as estratégias desenvolvidas em Pernambuco como medidas de antecipação e enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas, citando como exemplo o Inventário de Gases de Efeito Estufa de Pernambuco e o Plano de Descarbonização de Pernambuco, cuja meta é neutralizar a emissão de carbono no estado até 2050.

Maíra Braga fala sobre o Programa UC Pernambuco

Já no dia 14, Maíra Braga, assessora especial da Superintendência de Conservação da Biodiversidade da Semas PE, apresentou uma abordagem sobre as Unidades de Conservação do estado, tendo como case o Programa UC Pernambuco. Os participantes do evento puderam conhecer um pouco mais sobre esta iniciativa desenvolvida no estado, que possui atualmente 90 Unidades de Conservação, das quais 74 são geridas pelo Governo de Pernambuco. A Semas lançou, em abril de 2021, o programa UC Pernambuco, o maior conjunto de estudos ambientais em áreas remanescentes de Mata Atlântica e Caatinga do Estado. A iniciativa está beneficiando 47 Unidades de Conservação (UCs) estaduais com pesquisas, elaboração de planos de manejo e criação de conselhos gestores. Os trabalhos abrangem um território de 243,6 mil hectares e devem ser concluídos até janeiro de 2023.

O I Encontro Nordestino do ICLEI Brasil foi promovido numa parceria entre o ICLEI América do Sul e a Prefeitura de João Pessoa, cidade associada ao ICLEI desde 2017. O ICLEI América do Sul vem atuando no Nordeste de maneira substancial, inaugurando, em 2021, um Escritório Subnacional na Região: o Desk Nordeste, localizado no Recife. São, ao todo, 22 associados distribuídos entre os 9 estados nordestinos. Para saber mais sobre o evento e sobre o ICLEI, acesse: https://americadosul.iclei.org/

Foto 1: Divulgação/ ICLEI
Foto 2: Arquivo Semas PE