
Iniciativa faz parte do Programa de Reflorestamento de Pernambuco que contemplou Santa Cruz do Capibaribe por meio de parceria
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) articulou junto à Prefeitura do Recife a entrega de 300 mudas de árvores a representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, nesta quinta-feira (11). Atendendo a um pedido da Semas, a administração da capital pernambucana doou plantas cultivadas na sementeira da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), no Sítio da Trindade, Recife. A parceria faz parte do Programa de Reflorestamento de Pernambuco, capitaneado pela Semas que visa apoiar e orientar as ações públicas para o plantio florestal com o objetivo de manter e recuperar o ecossistema local.
De acordo com o superintendente de Conservação e Biodiversidade da Semas, Maurício Guerra, o replantio de árvores em todo o estado ajuda a combater problemas, como o aumento da temperatura; a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), erosão e perda de fertilidade dos solos, assoreamento dos rios e açudes, o risco de desertificação, diminuição da biodiversidade, cobertura vegetal e produção de água. Entre as espécies entregues, estão caraibeiras, Angico de Caroço, Ipê, e Pau Brasil.
Estiveram presentes na atividade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Marcelino Cumaru, e o professor e gestor de Educação em Meio Ambiente da prefeitura de Santa Cruz, Gubetran de Souza. Para o professor e ambientalista, a iniciativa do município em fazer esta parceria consiste na realização de um trabalho ambiental de arborização da zona urbana, uma vez que existe um déficit de plantas na localidade. A ação dará continuidade ao projeto do município, intitulado Minha Rua Mais Verde.