O Programa contará com 30 coletores que receberão equipamentos danificados, depositados pela população, evitando assim graves problemas de contaminação do meio ambiente  

O Replug, programa criado pela secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi lançado  pelo secretário José Bertotti como uma importante alternativa de destinação correta para os resíduos eletroeletrônico no estado, um programa que vem retirar toneladas de equipamentos obsoletos que, quando descartados de forma inadequada, causa imenso prejuízo à natureza, contaminando o meio ambiente, e emitindo gases poluentes que agravam os efeitos das mudanças climáticas.  

“Este um programa tem um carater educativo, mas também tem uma prática efetiva, conduzindo a população a descartar aqueles equipamentos que estão quebrados em casa, como celular velho ou um computador de forma correta. Esses equipamentos tanto podem ser reaproveitados como também devem ter uma descarte adequado, pois são constituídos por metais pesados, que podem contaminar o solo ou bacias que comprometem o abastecimento de agua das cidades. Estamos disponibilizando coletores que vão permitir à população que tenham a oportunidade de descartar estes equipamentos sem descartar no meio ambiente. Com isso Pernambuco dá mais um passo efetivo nesta questão de resíduos sólidos, dialogando com a população e efetivamente contribuindo para que ela possa destinar adequadamente estes resíduos,” esclareceu Bertotti.

Secretário José Bertotti no lançamento da Replug, antes da abertura da Cirsol

O programa começou a funcionar nesta quarta, 16, no Centro Cultural Cais do Sertão, Bairro do Recife, durante a abertura da Cirsol, a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos. O Replug conta com a parceria da Reeecicle, uma instituição coordenada por Sávio França, que atua há mais de 25 anos com logística reversa, reciclagem e remanufatura.

“Os equipamentos descartados pela população nos pontos de coleta, serão recolhidos por nossa equipe e serão encaminhados para nossa unidade e a partir daí, passam por um processo de triagem e seguem para o processo de manufatura reversa, serão desmontados e transformados em matéria prima, para serem devolvidos para a indústria. Este trabalho esta em total sintonia com a economia circular,” detalhou Sávio.