Pernambuco Carbono Neutro

As contribuições para as ações do Plano de Descarbonização de Pernambuco foram encerradas em 9 de março.

O Plano de Descarbonização de Pernambuco (PDPE) é uma iniciativa do Governo do Estado executada em parceria com o projeto SPIPA (União Européia e Governo Alemão), e contou também com a colaboração do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima. Tem por objetivo elaborar uma estratégia para a descarbonização da economia pernambucana até 2050 apontando metas, prazos e ações para mitigação das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no estado.

Este plano teve inicio com a elaboração de projeções de longo prazo, feitas com base em modelos integrados, que apontam quais as soluções mais curto efetivas para a descarbonização do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco, e suas consequências sócio-econômicas. Seguiu por uma etapa de análise multicritério visando a avaliação e hierarquização das soluções tecnológicas setoriais de mitigação. Após, realizou-se uma análise de barreiras à implementação das soluções tecnológicas setoriais de mitigação, para as quais são propostas ações para sua superação. Por fim, estabelecem-se metas para as medidas de mitigação e instrumentos para monitoramento, reporte e verificação. Os resultados de cada etapa foram continuamente apresentados, discutidos e validados junto aos membros das Câmaras Técnicas do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima.

Neste momento, celebramos a última etapa de construção do Plano onde estamos colhendo contribuições para as AÇÕES que foram elencadas para a implementação das medidas apontadas no plano. Veja abaixo como fazer sua contribuição.

Instruções:

• Enfatizamos que apenas as AÇÕES do Plano de Descarbonização de Pernambuco (PDPE) estão recebendo contribuições.
  • As contribuições serão sob a forma de propostas de ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO OU INCLUSÃO de novas AÇÕES.
  • A versão preliminar do Plano de Descarbonização encontra-se disponível AQUI. Um documento mais enxuto, apenas com as tabelas com o conjunto de AÇÕES que estão abertas para receber contribuições, encontra-se NESTE LINK. A apresentação (ppt) do Plano utilizada na reunião do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima pode ser acessada AQUI.
  • Estaremos recebendo contribuições até o dia 09 de março (até às 23:59h)
  • Clicando no link a seguir, você será direcionado para o formulário onde deverá identificar o Número da ação e o Tipo  da contribuição (Alteração, Exclusão ou Inclusão de novas ações): ENVIAR CONTRIBUIÇÃO (CONTRIBUIÇÕES ENCERRADAS).

Dúvidas favor encaminhar para sustentabilidade.clima@semas.pe.gov.br.