Acordo de cooperação entre PE e UE foi lançado durante encontro do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima. Governador Paulo Câmara abriu o evento

No Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, comemorado nesta terça (16), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), e a União Europeia lançaram um acordo de cooperação técnica. O objetivo é implementar um plano de descarbonização no estado, com vistas a reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa. A iniciativa foi divulgada durante o Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, que também contou com um debate sobre a percepção dos brasileiros a respeito do aquecimento global e suas consequências. O evento foi realizado por videoconferência e transmitido pelo canal da Semas no YouTube.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, abriu o evento ressaltando que, apesar do cenário difícil, existe uma oportunidade de se direcionar a retomada econômica pós-covid para impulsionar o desenvolvimento sustentável. “Tornou-se ainda mais estratégica a proposição de uma trajetória de descarbonização para Pernambuco. Acreditamos que este trabalho poderá orientar o desenvolvimento do Estado, considerando o contexto pós-covid, apoiando a retomada da economia, promovendo atividades e ações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, disse.

Na reunião, o representante da delegação da União Europeia (UE), Ignácio Asenjo, apresentou as perspectivas da cooperação entre o Estado e a UE, por meio de apoio ao desenvolvimento das estratégias de descarbonização. “Pernambuco é conhecido por seu compromisso no combate às mudanças climáticas, dada a liderança do governador Paulo Câmara e do secretário de Meio Ambiente, José Bertotti. Natural a escolha de Pernambuco para aprofundar essa cooperação entre a União Europeia e os estados brasileiros. Inicialmente pensamos em apoiar um projeto específico, mas depois vimos a oportunidade de um trabalho mais estratégico”, afirmou Asenjo.

O secretário José Bertotti, que coordenou o evento, reforçou que a iniciativa deve alavancar a política climática do estado. As ações de mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE), que vem sendo trabalhadas pelo Fórum Clima, servirão de base para a elaboração do plano de descabonização a ser traçado com apoio da UE. “A cooperação com União Europeia é o resultado de um esforço do Governo de Pernambuco em avançar na pauta climática. Nós estamos diante de uma oportunidade de dar passos largos rumo a um estado carbono neutro”, pontuou o gestor da pasta ambiental.

“No Brasil, na União Europeia, nos Estados Unidos, os estados desempenham um papel fundamental na definição das suas próprias políticas de mudanças climáticas. Fico muito feliz em ver o interesse de Pernambuco pela experiência da União Europeia em políticas para econômica neutra em carbono. Espero que Pernambuco e o Brasil sigam esse caminho”, declarou o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez.

Brasileiro X Mudanças Climáticas

Já no painel temático, o diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS/Rio), Fabro Steibel apresentou a pesquisa Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros. O estudo foi realizado pelo ITS/Rio, juntamente com o Programa Yale de Comunicação das Mudanças Climáticas, em parceria com o Ibope. Segundo a pesquisa, 92% dos brasileiros consideram que o aquecimento global está acontecendo. Só 3% não sabem e 5% consideram que não está acontecendo. “Independentemente da posição política, gênero ou raça, os brasileiros se preocupam com problemas ambientais e são sensíveis a questões como queimadas e mudanças climáticas”, concluiu Steibel.

O evento ainda contou com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez, do presidente do Instituto Ethos, Caio Magri. O encontro virtual também teve como convidados o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Iclei América do Sul, Geraldo Julio e a ex-secretária de Meio Ambiente e vereadora do Recife, Cida Pedrosa.