A representante do Governo de Pernambuco na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), Inamara Mélo, terá uma agenda intensa de reuniões, painéis e debates durante esta quarta-feira (9). A Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco integra o painel “Estratégias dos Estados Latino Americanos para alcançar os compromissos de Paris pela perspectiva das alianças climáticas”, que acontecerá às 14h45 no horário Egito, 9h45 pelo horário de Brasília, organizado pela coalizão Under 2 no Brazil Action Hub. 

Este painel tem por objetivo tratar do trabalho desenvolvido por coalizões na América Latina, discutindo aspectos relacionados à governança, planejamento e monitoramento das ações climáticas, além dos desafios à sua implementação. A secretária Inamara Mélo, que também é Coordenadora da Câmara Técnica do Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), fará uma exposição sobre o que tem sido feito pela aceleração da mitigação e da adaptação às mudanças no clima dos Estados Brasileiros, além de apresentar o exemplo da política climática de Pernambuco. Ela estará como painelista ao lado da Governadora do Ceará Izolda Cela, do Secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido, da Diretora Geral de Transversalidade e Governança Territorial da Secretaria de Meio Ambiente de Jalisco no México, Sofía Hernández Morales. O painel terá transmissão ao vivo no YouTube, através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=WQ_gzqjBMpY

Na sequência, a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade estará na mesa que irá debater a “Transição (realmente) justa: a transformação energética acontece nas cidades”, tratando dos principais desafios encontrados no processo de transição da matriz energética para fontes de energia sustentáveis, apresentando as propostas de Pernambuco para a sua aceleração. O painel terá a mediação do representante do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade na América do Sul.

Para finalizar a agenda desta quarta-feira, a secretária Inamara Mélo participa online de uma reunião promovida pela OAB Pernambuco, cujo debate será em torno da “COP27: Diálogos e Perspectivas Internacionais”. A reunião, que acontece às 11h no horário do Brasil, terá transmissão ao vivo pela TV OAB-PE.

Na segunda semana da COP27, outras lideranças políticas devem ampliar a delegação pernambucana. Está prevista a participação da vice-governadora Luciana Santos, do presidente da Alepe Eriberto Medeiros e do deputado federal eleito Pedro Campos.

Foto: COP27/ Divulgação.