O passeio contou com a presença de estudantes e curiosos em conhecer o comportamento da fauna e as belezas da flora da reserva de Mata Atlântica do PEDI

“É a primeira vez que  estou aqui no Parque de Dois Irmãos participando de uma trilha e como estudante de Biologia tive uma experiência muito enriquecedora; estou vendo coisas que não vejo na faculdade. Eu recomendo a outras pessoas que se tiverem a oportunidade, venham conhecer este passeio ecológico aqui na Trilha dos Macacos, no Parque de Dois Irmãos, é muito educativo.” Este conselho é de Tainá da Silva, estudante de Biologia que participou na manhã desta quarta, 24, do passeio ecológico pela Trilha dos Macacos, na área de Mata Atlântica do parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI).

O PEDI – A unidade conservacionista administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) organizou este passeio realizado para o público geral presente no zoológico, que pode aproveitar a caminhada pelo Açude do Meio e demais trechos de mata da Unidade de Conservação do Parque. Acompanhados pelos profissionais de educação ambiental do Zoo, como o monitor Bruno de Paula que participou do passeio orientando sobre as características da trilha para os participantes da caminhada.

“É sempre um grande prazer acompanhar os participantes destas trilhas, que a gente tem a oportunidade de falar da nossa Mata Atlantica, mostrando nossa flora nativa e também a exótica. Mostramos também nossa fauna, explicamos os hábitos dos animais e ainda orientamos como deve ser nosso comportamento dentro de uma floresta como esta, aqui do Parque. Contamos com uma grande riqueza aqui dentro do Parque. É um passeio educativo que vale muito, tanto para crianças como adultos. Se tiver oportunidade de participar, vale a pena, é muito interessante”, avaliou Bruno.

Esta iniciativa fez parte da V Semana das Unidades de Conservação da Natureza: horizonte de possibilidades, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), juntamente com a Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado – CPRH. A V Semana das UCs segue até o dia 29, com palestras e lives ambientais, ações de educação ambiental com escolas e trilhas ecológicas, além do concurso de fotografia.