Programação – fruto de parceria entre a Semas e a Agência CPRH – traz contação de história, vídeos para ensinar a desenhar, história dos animais do zoo e muito mais.

O Parque Estadual de Dois Irmãos não reabriu para visitação, mas terá uma programação online muito especial para comemorar a Semana da Criança. Com o tema “Todos somos Natureza”, a programação – fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) e a Agência CPRH – começa nesta segunda (12), às 15h, com a contação da história “Herói de sete cores” transmitida pelas redes sociais das três instituições, simultaneamente. As atividades seguem até a sexta-feira (16) e vão contar também com vídeos para ensinar a garotada a desenhar, uma minissérie sobre os animais do zoológico e mais contação de histórias.

Segundo a gestora de Educação Ambiental da Semas, Janaina Macedo, a ideia é oferecer uma programação para quem não for sair de casa, assim como despertar a memória da relação intrínseca entre homem e natureza. “Não poderíamos deixar de festejar o Dia das Crianças e trazer uma mensagem importante nesses tempos de distanciamento social. O tema Todos somos natureza vem para reforçar que, mesmo vivendo em ambientes urbanos, nós somos parte da trama desse tecido natural chamado meio ambiente. Esse vínculo não pode ser desfeito. É só você fechar os olhos e respirar para sentir a natureza em você. Portanto, cuidar da natureza é cuidar de você e é, ao mesmo tempo, uma tarefa de todos”, ressalta.

Essa mensagem do esforço individual e conjunto para cuidar do meio ambiente é tema central da história “Herói de Sete Cores”, que abre a Semana da Criança. Ela faz parte da coleção de contos infantis ambientas publicados pela CPRH e será contada pelo arte-educador Paulo André e pelo músico Davison Wescley, na segunda. Já na terça (13), às 10h, será disponibilizada nas redes sociais a coletânea “Brincar e Pintar” do Parque de Dois Irmãos. A publicação, que pode ser baixada gratuitamente, tem uma série de brincadeiras educativas e desenhos dos animais do zoológico para as crianças pintarem e se divertirem.

Ainda na terça-feira, à tarde, começa a ser veiculada a série de vídeos “Conhecendo os animais do Zoo”. Nela, a bióloga do Parque de Dois Irmãos Fernanda Justino conta a história e várias curiosidades dos animais do zoológico. O primeiro vídeo a ser exibido vai falar sobre o Lobo-guará, animal nativo do Brasil que teve a imagem escolhida para compor a nota de duzentos reais. Além dele, serão apresentados, nos dias seguintes, outros dois animais muito queridos pelo público: o leão, chamado carinhosamente de Leo, e o chimpanzé Sena.

Na quarta (14) e na quinta (15), às 10h, serão exibidos os episódios dos vídeos “Desenhando animais da nossa fauna”, uma iniciativa do Projeto Fauna Livre da Agência CPRH. Nele, o público aprende como desenhar de forma simples e fácil vários animais nativos da fauna brasileira, apenas contornando a própria mão de maneiras diferentes. Já na sexta (16), às 15h, fechando a programação da Semana da Criança, será exibida a contação da história “Conversa de Preguiça”, com o arte-educador Paulo André e o músico Davison Wescley. O conto também faz parte da coletânea de educação infantil da CPRH.

Serviço

O que: Parque Estadual de Dois Irmãos celebra Semana da Criança com atividades online

Quando: 12 a 16 de outubro.

Onde:

youtube.com/SemasPernambuco

youtube.com/CPRHOficial

facebook.com/SemasPE

facebook.com/CPRHPE

facebook.com/ParqueZooDoisIrmaos

twitter.com/SemasPernambuco

 

Programação

 

12/10 – 15h – Contação da história “Herói de sete cores”.

 

13/10 – 10h – Publicação da coleção especial “Brincar e pintar”.

15h – Exibição da série “Conhecendo os animais do Zoo” – Lobo-guará.

 

14/10 – 10h – Exibição do vídeo “Desenhando animais da nossa fauna” – Ep. 1

15h – Exibição da série “Conhecendo os animais do Zoo” – Leão.

 

15/10 – 10h – Exibição do vídeo “Desenhando animais da nossa fauna” – Ep. 2

15h – Exibição da série “Conhecendo os animais do Zoo” – Chipanzé.

 

16/10 – 15h – Contação de uma história “Conversa de Preguiça”