Zoológicos e Aquários do país se unem para oferecer atividades educativas durante as férias escolares. Confira programação

Para dar continuidade a um dos pilares da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) — a educação ambiental —, o Parque Estadual de Dois Irmãos, juntamente com outros 23 zoos do Brasil, anunciam a segunda edição do curso de férias on-line intitulado “Instituições de Conservação Unidas pela Educação”, com o tema “Tô de Acordo”. A programação ocorre entre os dias 12 de julho e 1 de agosto, exclusivamente on-line e focada nas espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Azab e ICMBio, no ano de 2018.

São mais de 20 instituições, de norte a sul, focadas em produzir conteúdo voltado para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais do Zoológico do Recife e da Azab: instagram (@azab_oficial), facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do youtube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).

Conheça as espécies que receberão destaque: sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória.

Conheça as Instituições Participantes: Parque Estadual de Dois Irmãos (PE), Parque Zoológico da Secretaria de Meio Ambiente (RS); Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) , Zoológico Municipal de Curitiba (PR), Orquidário Municipal de Santos (SP), Zoo Pomerode Bioparque (SC), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (MG), Aquário de Ubatuba (SP), Zoológico de Guarulhos (SP), , Bioparque do Rio (RJ), Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC), Museus de História Natural do Colégio Dante Alighieri (SP), Parque das Aves (PR), Aquário de São Paulo (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), AquaRio (RJ), Oceanic Aquarium (SC), Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Municipal de Piracicaba (SP), Zooparque Itatiba (SP), Zoológico Municipal de Catanduva (SP), Aquário Municipal de Santos (SP) e Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP).


Confira a programação completa

12/07- Segunda

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: “Na pegada da Onça”

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar curiosidades sobre  a onça-pintada, mostrando o recinto que ela vive no zoo, a importância do enriquecimento ambiental e ensinar como fazer um molde de sua pegada.

Descrição da atividade: por meio de vídeo explicativo apresentar as características da onça-pintada (Panthera onca) e propor a confecção pegadas com gesso, em casa e na escola as pegadas podem ser feitas com pegadas de animais domésticos.

 

13/07- Terça

Instituição: Zoológico de Guarulhos (SP)

Título: Papo Animal”

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: difundir informações básicas sobre os animais da fauna brasileira (sagui-da-serra-escuro, onça-pintada e tamanduá-bandeira), estimulando o público a aprender mais sobre a essencialidade da biodiversidade;

Descrição da atividade: por meio de vídeo explicativo, propagar informações e curiosidades sobre as espécies selecionadas para realização deste curso.

 

14/07- Quarta

Instituição: Orquidário Municipal de Santos (SP)

Título: “Jogo das cadeiras- Entendendo a Biodiversidade”

Público – alvo: crianças de 9 a 11 anos

Objetivo: ensinar o jogo das cadeiras para as crianças brincarem com amigos e familiares, por meio deste jogo as crianças aprenderão sobre o sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca.

Descrição da atividade: vídeo, onde monitores irão brincar e questionar o público que está assistindo sobre como participar da próxima etapa, havendo desta maneira interação com quem está em casa.

 

15/07- Quinta

Instituição: Bioparque Zoo Pomerode (SC)

Título: “A história da Madá”

Público – alvo: 5 a 10 anos

Objetivo: conhecer a história da Tamanduá-bandeira Madá que mora no Bioparque Zoo Pomerode, os hábitos, ameaças da espécie e funções do zoológico, de forma, que a criança estimule o hábito da leitura e também a criatividade na hora de colorir os desenhos.

Descrição da atividade: cartilha contendo a história da Tamanduá-bandeira Madá, que além de ter a história também contêm imagens para colorir.


16/07- Sexta

Instituição: Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP)

Título: Tour Virtual aos Bastidores do Zoo – De férias nas Ilhas das Jararacas”

Público – alvo: LIVRE

Objetivo: em comemoração ao Dia Mundial das Serpentes iremos apresentar ao público curiosidades e características do grupo das Jararacas enfatizando as espécies ameaçadas de Ilhas de Mata Atlântica: Bothrops insulares (Jararaca Ilhoa) e Bothrops otavioi, além de conhecer de perto o trabalho de manejo e ações de conservação desenvolvidas pelo Zoo de São Paulo.

Descrição da atividade: LIVE com Educadores e Técnicos do Setor de Répteis do Zoológico de São Paulo.

 

17/07- Sábado

Instituição: Parque Estadual de Dois Irmãos (PE)

Título: A trilha de Tamandú”

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: apresentar através da atividade lúdica as características, hábitos e curiosidades sobre o tamanduá-bandeira com o intuito sensibilizar os jogadores da importância da preservação e conservação deste animal para o meio ambiente.

Descrição da atividade: jogo de tabuleiro com cartas de perguntas e respostas (haverá necessidade de impressão do material para que possam jogar).

 

18//07- Domingo

Instituição: Museu de história Natural do Colégio Dante Alighieri (SP)

Título:  “E a jararaca?”

Público – alvo: Livre

Objetivo: apresentar através de um vídeo curto e animado no formato de perguntas e respostas, informações sobre a biologia e comportamento, e também curiosidades sobre as serpentes, com o intuito de desconstruir a fama de vilã, evidenciando a importância das serpentes para o meio ambiente.

Descrição da atividade: vídeo animação com perguntas e respostas

 

19/07- Segunda

Instituição: Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC)

Título: “Você conhece a jacutinga?”

Público – alvo: LIVRE

Objetivo: conhecer a jacutinga e seus hábitos; entender que através das nossas atitudes podemos prejudicar diversas espécies da fauna e flora; compreender que a jacutinga está ameaçada de extinção e o que pode ser feito para mudar essa situação.

Descrição da atividade: através de vídeo explicativo apresentar as curiosidades da jacutinga e duas atividades: mobile de jacutinga e adivinhar qual das vocalizações apresentadas é a da jacutinga.

 

 

20/07- Terça

Instituição: Zooparque Itatiba (SP)

Título: “O tamanduá e o zoo”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: apresentar o tamanduá-bandeira, explicando sobre as características da espécie, seus hábitos de vida e os cuidados no zoo. Abordar também em detalhes a alimentação dos animais na instituição.

Descrição da atividade: vídeo explicativo com a participação de um educador ambiental e o cuidador dos animais no zoológico; atividades de colorir, jogos dos sete erros e caça palavras disponibilizados em PDF.

 

21/07- Quarta (manhã)

Instituição: Orquidário Municipal de Santos (SP)

Título: “Brincadeira Adivinha quem eu sou- conhecendo as características dos animais”

Público – alvo: crianças de 9 a 11 anos

Objetivo: ensinar o jogo das cadeiras para as crianças brincarem com amigos e familiares, por meio deste jogo as crianças aprenderão sobre o sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca.

Descrição da atividade: vídeo interativo, no qual os monitores irão brincar e questionar o público que está assistindo sobre como participar da próxima etapa.

 

21/07- Quarta (Tarde)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: “Vamos conhecer a Jacucaca?”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: apresentar as características e curiosidades da jacucaca por meio de jogos como dominó, jogo da memória e caça palavras.

Descrição da atividade: imagens de jogos para impressão.

 

22/07- Quinta (Manhã)

Instituição: Oceanic Aquarium (SC)

Título: Desafio do tubarão

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: desmistificar o preconceito em relação aos tubarões, mostrando a rotina dos Tubarões-mangona no Oceanic Aquarium. Sensibilizar o público-alvo quanto a conservação da espécie.

Descrição da atividade: por meio de vídeos explicativos com o nosso mascote tubarão e uma caça ao tesouro que leva até o fundo do mar.

 

22/07- Quinta (Tarde)

Instituição: Parque Zoológico – SEMA (RS)

Título: “Você sabe quem sou eu?”

Público – alvo: crianças de 6 a 10 anos

Objetivo: despertar a curiosidade das crianças quanto às características do tamanduá-bandeira, chamar atenção para os detalhes da espécie e do recinto.

Descrição da atividade: vídeo explicativo mostrando primeiramente o recinto e depois apresentando algumas características do tamanduá-bandeira.

 

23/07- Sexta (Manhã)

Instituição: Aquário de Ubatuba (SP)

Título: “Podcast – De frente com a Mangona!”

Público – alvo: a partir de 12 anos

Objetivo: por meio de um bate-papo descontraído e informativo a Equipe Técnica do Aquário de Ubatuba irá contar curiosidades sobre o Tubarão Mangona, como seus hábitos alimentares e ameaças, além de esclarecer dúvidas com os profissionais que cuidam da espécie e incentivar a preservação e desmistificar os tubarões.

Descrição da atividade: por meio de vídeo/áudio explicativo, propagar informações sobre os cuidados e importância da preservação do Tubarão Mangona no Aquário de Ubatuba.

 

23/07- Sexta (Tarde)

Instituição: Aquário de Ubatuba (SP)

Título: “Oficina do Tuba com Materiais Recicláveis”

Público – alvo: 5 a 12 anos

Objetivo: sensibilizar as crianças acerca do impacto do lixo nos oceanos e disponibilizar o passo a passo para confecção de um brinquedo sustentável.

Descrição da atividade: vídeo explicativo do passo a passo da oficina.

Materiais: garrafa Pet, Tesoura (sem ponta), Barbante e Pregador.

Materiais Extras: utilize o que tiver em casa, como por exemplo, lápis de cor, canetinha colorida entre outros materiais, use a imaginação.

Disponibilizaremos em pdf : desenhos para colorir, caça palavras e Jogo do TUBA

 

24/07- Sábado (Manhã)

Instituição: Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Título: Oficina: enriquecimento ambiental da onça pintada”

Público- alvo: LIVRE

Objetivo: apresentar curiosidades do animal, ensinar como são realizados o preparo para enriquecimento ambiental deste animal e mostrar a atividade na prática.

Descrição da atividade: vídeo assíncrono, mostrando todo o processo de elaboração do enriquecimento.

 

24/07- Sábado (Tarde)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: Caderno de atividades do Sauim e divulgação do Vídeo: “Sauim, uma espécie que pede Socorro”

Público- alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar as características e curiosidades do Sauim por meio de jogos como dominó, jogo da memória e caça palavras.

Descrição da atividade: imagens de jogos para impressão e divulgação de vídeo do Sauim (material produzido pelo Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim (PAN).

 

25/07- Domingo (Manhã)

Instituição: Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Título: “QuizZoo”

Público – alvo: a partir de 07 anos

Objetivo: apresentar e esclarecer, de forma divertida, as características, hábitos e curiosidades do tamanduá-bandeira, assim como a função dos Zoológicos modernos, estimulando os participantes a aprenderem sobre este animal e a importância dos Zoológicos para a conservação da biodiversidade.

Descrição da atividade: elaboração de jogos de cartas online com perguntas e respostas sobre o tamanduá-bandeira e importância dos Zoológicos modernos.

 

25/07 – Domingo (Tarde)

Instituição: Zoológico Municipal de Catanduva

Título da atividade: “Bandeira da preservação”

Público-alvo: Crianças de 6 a 10 anos de idade

Objetivo: contar a história da tamanduá-bandeira Lupita, que, após ser resgatada e destinada ao Zoológico de Catanduva, foi capaz de se reproduzir com sucesso. Descrição da atividade: será realizada uma visita monitorada com o grupo de escoteiros (lobinhos), contando em detalhes a história de vida e reprodução da Lupita. Durante o evento, será realizada uma Caça-aos-tesouros, com o intuito de demonstrar às crianças quais alimentos compõem a dieta balanceada dos tamanduás-bandeira em cativeiro. Também será realizado enriquecimento ambiental com os animais e serão disponibilizados às crianças, atividades de colorir em PDF.

 

26/07- Segunda

Instituição: Parque Ecológico de São Carlos (SP)

Título: “Tamanduá, o cata-cupim”

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: apresentar as características do tamanduá-bandeira, seu habitat e alimentação. Ensinar um jogo para brincar com a família.

Descrição da atividade: vídeo explicativo e demonstração do jogo “Cata cupim” confeccionado a partir de “língua de sogra”.

 

27/07- Terça

Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR)

Título: “Zoo-Sílaba”

Público-alvo: 7 a 12 anos

Objetivo: sensibilizar para a importância das onças-pintadas nos ecossistemas.

Descrição da atividade: vídeo com o desenvolvimento da atividade e visualização dos recintos das onças com a história de vida das mesmas.

 

28/07- Quarta

Instituição: Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF)

Título: “Temperando o ambiente.”

Público – alvo: crianças acima de 3 anos

Objetivo: apresentar a espécie Speothos venaticus (cachorro vinagre) para o público infantil.

Descrição da atividade: por meio de vídeo e  uso de fantoche será apresentado de forma lúdica e  com linguagem infantil diversas  curiosidades relacionadas à espécie, como características, biologia, curiosidades, relação com outras espécies de canídeos,  habitat, dentre outros,  tendo como enfoque os  diversos problemas enfrentados pela espécie no que se refere a conservação das populações. Será apresentado o espécime conhecido como Xingu, que está sob os cuidados do Zoo Brasília.

 

29/07- Quinta (Manhã)

Instituição: BioParque do Rio (RJ)

Título: Aventura pelo BioParque do Rio

Público – alvo: 6 a 10 anos

Objetivo: conectar as crianças com alguns animais que vivem no BioParque do Rio e mostrar ambientes de bastidores, como a nutrição (cozinha dos animais), veterinária e sala de bem-estar. As crianças poderão conhecer características dos animais e curiosidades sobre os cuidados realizados pelos biólogos, zootecnistas e veterinários. Contaremos histórias sobre quatro principais animais: Poty – a onça pintada; Tamanduá-bandeira; Jacutinga; Macaco-prego-do-peito-amarelo, com o intuito de conectar, engajar e encantar a todos.

Descrição da atividade: encontro será em plataforma digital, e apresentaremos gravações assíncronas com curta duração sobre cada ambiente abordado no BioParque, conectando as histórias. Ao final de cada vídeo, o educador fará uma interação em formato de perguntas e respostas ou outras interações em formato de jogos cooperativos, envolvendo as temáticas abordadas nos vídeos.

 

29/07- Quinta (Tarde)

Instituição: AquaRio (RJ)

Título: “As aventuras da sereia Coral e do pirata Fernão Ermitão”

Público – alvo: a partir de 5 anos

Objetivo: Desmitificar e destacar a importância ecológica dos tubarões. Em sua nova aventura a sereia Coral tenta mostrar a importância que cada animal tem no oceano, apresentando ao seu amigo, o pirata Fernão Ermitão o grande rei dos mares, o tubarão. Nesta nova aventura, Coral conhece uma nova espécie, o tubarão lixa e se encanta pelo seu diferente modo de vida. Ao fim da história, Coral e Fernão ensinarão como fazer um incrível brinquedo em formato de tubarão feito como materiais recicláveis.

Descrição da atividade: contação de história através de vídeo didático, mais oficina de brinquedo em formato de tubarão feito com material reciclável.

 

30/07- Sexta (Manhã)

Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica (BH)

Título: “Nessa mata tem cachorro?

Público – alvo: a partir de  9 anos

Objetivo: apresentar o cachorro-do-mato-vinagre como um dos canídeos silvestres brasileiros ameaçados de extinção.

Descrição da atividade: vídeo explicativo que permitirá reconhecer por meio das informações dadas as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além das principais ameaças a essa espécie e quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação.

 

 30/07- Sexta (Tarde)

Instituição: Aquário de Santos (SP)

Título: Mergulhando com o Tubarão-lixa”.

Público – alvo: a partir de 6 anos (sem limite de idade).

Objetivo: apresentar informações sobre o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), como biologia, distribuição e curiosidades;

Descrição da atividade: Será realizada via plataforma digital, por meio de apresentação de slides e vídeos. Após a apresentação será realizado um Quiz Interativo com os participantes sobre a espécie. As perguntas feitas neste Quiz também serão postadas nos stories do Instagram da UEA Aquário (@uea.aquario) no dia 31/07.

 

31/07- Sábado (Manhã)

Instituição: Parque das Aves (PR)

Título: “A História da Jacutinga Mimi”

Público – alvo: a partir de 8 anos

Objetivo: apresentar a história da jacutinga Mimi, e ações para ajudar no cuidado da espécie.

Descrição da atividade: será apresentado por meio de live/video (síncrono e assíncrono), a história da jacutinga Mimi, desde do momento que a ave nasceu no Parque das Aves até a sua soltura na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Após a apresentação do vídeo da Mimi, a educadora do Parque das Aves ensinará as crianças a fazerem um marcador de livros com as cores da Jacutinga.

 

31/07- Sábado (Tarde)

Instituição: Zoológico de Sorocaba (SP)

Título: “Os Segredos dos Bichos!”

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: despertar interesse em cada uma das 10 espécies que são foco do curso de férias/acordo

Descrição da atividade: vídeo lúdico em que o apresentador responderá dúvidas sobre curiosidades das 10 espécies envolvidas no curso.

 

01/08- Domingo (Manhã)

Instituição: Aquário de São Paulo (SP)

Título: “Desmistificando os tubarões”

Público – alvo: LIVRE

Objetivo: apresentar os tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus).

Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo.

 

01/08- Domingo (Tarde)

Instituição: Aquário de São Paulo (SP)

Título: “Aprendendo sobre os tubarões”.

Público – alvo: a partir dos 6 anos.

Objetivo: explanar sobre algumas curiosidades, dos tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus), como por exemplo:  preferências alimentares, principais ameaças, comparação de tamanho, em relação ao ser humano, expectativa de vida, origem os animais que temos em nosso plantel, entre outros.

Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo e Livro/ E-book, disponibilizado no site da Azab.