Parque de Dois Irmãos festeja os 64 anos do chimpanzé Sena

O primata, considerado um dos mais antigos do Brasil, vai ter um dia especial regado a bolo fitness, presente e brincadeira

Esta quarta-feira (18) será de festa no Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife. A equipe técnica do equipamento, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), vai comemorar o aniversário de um dos animais mais queridos do público: o chimpanzé (Pan troglodytes), carinhosamente chamado de Sena. O primata vai completar 64 anos, com direito a bolo fitness, presente e brincadeira. Como o espaço está fechado à visitação, o público poderá acompanhar a ação pelas redes sociais.

O aniversariante terá uma atenção toda especial no seu grande dia. A equipe de nutrição e de biólogos vai preparar um bolo com banana, canela e coco, rico em nutrientes para um chipanzé idoso. Além disso, será realizado um enriquecimento ambiental, atividade voltada a tirar o animal da rotina e proporcionar bem-estar. “Vamos montar um varal com objetos pertencentes aos principais técnicos que lidam com Sena: biólogos, veterinários, tratadores. Ele vai sentir o cheiro e decidir qual objeto quer levar para a área interna. Esse será o técnico mais querido”, brinca a coordenadora da Divisão de Veterinária e Biologia do Parque, Fernanda Justino, que também vai presentear o animal com coisas que mais gosta.

Sena chegou ao Parque de Dois Irmãos em agosto de 1972, transferido de um circo, e é um animal sensível a barulho. Os técnicos acreditam que ele é um dos animais mais velhos em zoológicos do Brasil e pesa cerca de 80 quilos. Os chimpanzés são animais extremamente inteligentes, além de dividir entre 98 e 99% do DNA humano, alimentam-se de uma variedade de comidas, incluindo frutas e folhas. São encontrados no norte do Rio Congo, na África, e estão classificados como em perigo de extinção devido à perda de habitat natural provocado principalmente pela caça irregular.