Nos dias 16, 17 e 18 de março, ambientalistas de todo o mundo estarão com o olhar voltado para Pernambuco, onde acontece a Cirsol- I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos. O evento, organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife em parceria com 22 instituições, acontecerá na capital pernambucana de forma híbrida e reunirá estudantes, comunidade acadêmica, científica e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Oficinas, workshops, mesas temáticas, debates e feira de negócios fazem parte da programação. Além de recepcionar o evento, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco participará da programação da Cirsol contribuindo com palestras e debates referentes à minimização dos impactos de resíduos sólidos no continente e no mar e à redução da emissão de gases poluentes.

No dia 16, às 14h, o titular da Semas, José Bertotti, será um dos palestrantes na mesa referente ao Projeto CBC – Centro Brasil no Clima, na qual serão apresentadas políticas públicas pioneiras de baixo carbono e de redução de plásticos em Fernando de Noronha, em um projeto coordenado pelo CBC, em parceria com o Governo de Pernambuco e o setor empresarial. Também participam desta mesa, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da CIRSOL, Estevão Braga (chefe de Sustentabilidade na Ball Beverage Packaging South America), Guilherme Rocha (administrador de Fernando de Noronha) e Sérgio Xavier (Articulador político dos Projetos Governadores pelo Clima e HidroSinergia, no Centro Brasil no Clima – CBC ).

Já no dia 17, às 14h, o secretário Bertotti, será painelista na sessão “Neutralidade de Carbono na América Latina: o caso de Pernambuco” no I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade. Na ocasião, o secretário apresentará em 7 minutos as experiências e perspectivas do Governo de Pernambuco na agenda de descarbonização do Estado. Vale informar que o Plano de Descarbonização de Pernambuco (PDPE) está em fase de conclusão e será apresentado na Cirsol. O Plano é uma iniciativa do Governo de Estado executada em parceria com o projeto SPIPA (União Europeia e Governo Alemão), com a colaboração do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima (saiba mais: https://semas.pe.gov.br/pernambuco-carbono-neutro/).

Por fim,  no dia 18, às 8h, José Bertotti ministrará uma palestra na mesa “O Desafio do Lixo nas Águas – do Continente ao Mar”, que tem como objetivo provocar uma reflexão importante sobre quais os mecanismos para conter a contaminação, de onde vem o lixo, bem como apontar caminhos para que o Brasil possa dar a sua contribuição na luta por um ambiente livre de poluição. A mesa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cirsol.

A Cirsol trará debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas. O evento estimulará a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para promover uma vida digna para os seres humanos no planeta sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações. Informações sobre inscrição e programação completa da Cirsol, acesse: https://www.cirsol.com.br/