Semas debate implementação do Zatan no Litoral Sul

Haverá ações de limpeza em cinco municípios litorâneos, por meio de parceria com o Projeto TerraMar/ Agência Giz e com as prefeituras do Litoral Sul

Este sábado, 18 de setembro, é o Dia Mundial de Limpeza de rios e praias, e o litoral pernambucano será o cenário de várias ações de coletas de materiais descartados irregularmente. Haverá mutirões na beira-mar dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, numa parceria entre a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) e o Projeto TerraMar/ Agência Giz (uma cooperação entre os Ministérios do Meio Ambiente da Alemanha e do Brasil). A Semas, juntamente com a Prefeitura de Sirinhaém, também promoverá ações de limpeza na Ilha de Santo Aleixo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, o levantamento feito recentemente na costa do estado mostrou que cerca de 80% do lixo encontrado nessa área tem como origem certa o continente e a maior parte dele é composto por plásticos descartáveis. Por isso, a promoção de eventos de limpeza é importante não só para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, como também para estimular a adoção de posturas mais sustentáveis por parte da população local.

“O lixo marinho tem efeitos variados e afetam tanto as atividades humanas, quanto à biodiversidade. Muitos animais, por exemplo, se enroscam ou ficam feridos ao terem contato com materiais descartados de forma inadequada. É preciso mudar essa realidade e isso envolve educação ambiental, engajamento da população e boas iniciativas. Nós já estamos trabalhando na elaboração do Plano de Ação de Combate ao Lixo no Mar de Pernambuco (PACLM-PE), de forma a compreender a ocorrência, a distribuição e as quantidades de lixo, para definir a política e as soluções mais adequadas para lidar com esse desafio”, disse Bertotti, que participará das ações do “World Cleanup Day”, em Sirinhaém.

Os mutirões serão formados por voluntários, que receberão EPIs para realizar a coleta de resíduos na areia e na área de restinga das praias. Durante as atividades, serão respeitados os cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre os participantes. Segundo o projeto TerraMar, será feita a triagem do material recolhido nas praias e os dados obtidos serão registrados na plataforma nacional. As informações visam avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origem, de forma a orientar políticas públicas.

Em Pernambuco, as ações de limpeza também contam com a participação e apoio do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Consórcio Portal Sul, CPRH e das prefeituras de Sirinhaém, São José, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, além do voluntariado.

O que: Mutirão marcam Dia Mundial de Limpeza em Pernambuco
Quando: neste sábado, 18 de setembro, a partir das 8h
Onde: São José da Coroa Grande/PE (Praia do Centro), Barreiros/PE (Praia Porto de Nassau), Tamandaré/PE (Praia da Baía de Tamandaré), Rio Formoso/PE (Praia do Reduto), Sirinhaém/PE (Praia Aver o Mar)