PERNAMBUCO CARBONO NEUTRO

O Governo de Pernambuco, em parceria com a União Europeia, está elaborando o plano de descarbonização da economia do Estado. É o programa Pernambuco Carbono Neutro, que visa criar um roteiro sólido para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa até 2050, garantindo o desenvolvimento sustentável, com emprego, renda, qualidade de vida, preservação ambiental e vantagens competitivas no mercado internacional.

Saiba mais: Clique Aqui.

 

 

 

 

Inventário dos gases de efeito estufa pe

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA DE PERNAMBUCO

O 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Pernambuco é um documento que analisa as emissões de CO2 no Estado, no período de 2015 a 2018. Lançado no dia 6 de novembro de 2019, durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, no Recife, ele foi elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), em parceria com a organização internacional Under2, desenvolvedora do projeto Pegada Climática, em vários países.

Saiba mais: Clique Aqui.

 

 

 

 

Zoneamento de áreas suscetíveis à desertificação de Pernambuco

ZONEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO DO ESTADO

Com o objetivo de dispor de um instrumento institucional que viabilizasse as iniciativas de prevenção, combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade Pernambuco (Semas), em parceria com Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Embrapa Semiárido, elaborou o “Zoneamento de áreas suscetíveis à desertificação do Estado”.

Saiba mais: Clique Aqui.

 

 

 

 

 

ZONEAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL DAS ATIVIDADES NÁUTICAS NO ESTUÁRIO DO RIO FORMOSO

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) e a Agência CPRH elaboraram o Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas na região do estuário do Rio Formoso – Zatan. O estudo contou com apoio do projeto Terramar e de atores locais, tendo ampla participação da sociedade civil ao longo de dois anos. O documento prevê o ordenamento do uso de ambientes costeiro e marinho na área do estuário do Rio Formoso, que abrange trechos dos municípios de Tamandaré, Sirinhaém e Rio Formoso.

Saiba mais: Clique Aqui.

 

 

 

Coral_sol_projeto

PLANO DE AÇÃO PARA COMBATE AO CORAL-SOL

Para garantir a segurança da biodiversidade dos ecossistemas recifais nativos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) realiza duas importantes iniciativas: o decreto sobre ações de prevenção e controle de espécies exóticas marinha; e o Plano de Ação para combate ao coral-sol, uma espécie exótica-invasora já identificada no litoral do Estado.

Saiba mais: Clique Aqui.