O encontro da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá

A PL 2159/2021 – Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a decisão do Superior Tribunal Federal sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) foram temas de discussão da 107° Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, realizada em Cuiabá (MT). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (12/05), de forma híbrida (presencial e online), e contou com a presença do governador do Mato Grosso Mauro Mendes e de representantes das secretarias e órgãos estaduais de Meio Ambiente dos 26 estados do Brasil. A secretária de Meio Ambiente Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Mélo, participou da reunião e falou sobre o andamento dos trabalhos da Câmara Técnica do Clima da Abema.

“A Abema tem nos últimos anos se empenhado em ampliar o protagonismo dos estados no enfrentamento à mudança do clima e em fazer avançar os nossos compromissos climáticos. Um trabalho que envolve o impulsionamento, o estabelecimento de metas, a construção de caminhos possíveis. Pretendemos ao fim desse ano encerrar um ciclo entregando aos gestores que nos sucederão um arcabouço de apoio à implementação e monitoramento dos compromissos climáticos estaduais. Este trabalho só tem sido possível graças ao engajamento dos estados e através da cooperação de diversas organizações (em particular a GIZ e CDP), o que nos leva a reafirmar que é só com cooperação, colaboração, ação conjunta é que alcançaremos um desenvolvimento sustentável”, ressaltou Inamara Mélo, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e coordenadora da Câmara Técnica do Clima da Abema.

Ainda durante a reunião, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais, falou sobre o combate aos ilícitos ambientais e o alinhamento estratégico, a Estratégia Nacional de REDD e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também foi tema de abordagem durante a reunião da Abema.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é comprometida e participante nas discussões ambientais mais relevantes para o país.  É reconhecida por instituições nacionais e internacionais de diversos segmentos que a procuram como parceira por ser a entidade representativa dos órgãos estaduais de meio ambiente.  Para saber mais sobre a Abema, acesse: https://www.abema.org.br/