Mais de 130 pássaros são devolvidos à natureza em área de preservação ambiental

Iniciativa foi acompanhada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, e contou com atividades educativas para crianças da região de Betânia

Resgatadas das mãos do tráfico e reabilitadas para voltar à vida livre, mais de 130 pássaros nativos retornaram, neste sábado (09), à natureza. A soltura foi realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maurício Dantas, em Betânia, e foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, que cumpre agenda administrativa no Sertão. Com cerca de 1.485 hectares, a unidade de conservação é uma das mais antigas do Estado sob domínio privado, e recebe iniciativas ambientais como soltura de animais e oficinas infantis. No domingo (10), o secretário visita o povoado da comunidade quilombola Sítio do Bredos.

“Os responsáveis pela RPPN Maurício Dantas têm o objetivo de implementar um plano de manejo e utilizar a reserva de patrimônio natural como uma área de preservação e educação ambiental. Eles souberam, por meu intermédio, que o Cetas faz esse trabalho de recolher mais de 15 mil espécies vítimas de tráfico, por ano, realizando uma quarentena com os animais e cuidando de sua reintrodução na vida silvestres. Depois de recuperados, é feita a soltura. Como a RPPN é um instrumento de educação e preservação ambiental, a soltura desses animais ocorreu junto com crianças numa parceria com a Semas e CPRH. Também houve atividades pedagógicas para que a garotada entendesse a importância do retorno desses animais à natureza”, explicou Bertotti.

Dentre as espécies que voltaram à vida livre estão: Papa capim (Sporophila nigricollis), Galo de campina (Paroaria dominicana), Sanhaçu cinzento (Tangara sayaca), Tiziu (Volatinia jacarina), Sibito (Coereba flaveola), Patativa (Sporophila albogularis), Tico tico (Zonotrichia capensis), Canário da terra (Sicales flaveola), entre outros. A soltura teve a coordenação técnica do gestor do Cetas Tangara da CPRH, Yuri Valença. Após a soltura de pássaros silvestres, foi desenvolvida uma atividade com abordagem pedagógica e lúdica com crianças vindas do povoado de remédios, localizada a 9 km, da reserva. Já à tarde, houve a preparação de uma área que receberá o plantio diversas mudas nativas.

Sítio dos Bredos – No domingo (10), o secretário visita a comunidade quilombola de Sítio dos Bredos. No local, estão sendo realizadas as obras de construção da sede da Associação Quilombola de Sítio dos Bredos. A iniciativa é fruto de uma emenda parlamenta do deputado estatual Isaltino Nascimento, destinada à Semas.