Secretário da Semas destaca o desenvolvimento de tecnologias na produção de água e em seu uso sustentável na Caatinga

O secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Bertotti, se reuniu com o prefeito de Ibimirim, Wellington Siqueira, no sertão do Moxotó, na última segunda-feira (28). Na ocasião, Bertotti discutiu parcerias tanto para o aterro sanitário administrado pela prefeitura – que presta serviço a outros municípios, quanto para investimentos na produção de água na região, a partir da visitação do Poço da Cruz, maior açude de Pernambuco, além do apoio ao desenvolvimento do turismo e conservação do Vale do Catimbau.

De acordo com Bertotti, é importante pensar nos investimentos necessários para utilização sustentável das águas do açude Poço da Cruz, assim como para se trabalhar com captação de água e uso de novas tecnologias. Também destacou a relevância do tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos em aterros sanitários e da utilização do método de compostagem.

“Essa nossa visita ao sertão tem um significado grande, tanto do ponto de vista de conhecer tecnologias e compartilhar conhecimentos como discutir alternativas para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável na região com apoio do Governo do Estado. Isso se reflete tanto na produção de água, em formas de tornar produtiva nossa Caatinga, com toda sua exuberância, passando pela destinação adequada do lixo produzido, além de outras iniciativas”, salientou o secretário da Semas.

Bertotti ainda sinalizou o apoio ao projeto da prefeitura em estruturar o turismo no Vale do Catimbau, cuja proposta é que seja realizado de forma sustentável, observando a conservação do bioma local.

Foto: Lu Rocha/Semas PE