Bertotti acompanhará a agenda do governador, que apresentará as ações para o enfrentamento ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas e em defesa ao desenvolvimento sustentável

Glasgow – O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, recebeu na manhã deste sábado (06), o governador Paulo Câmara, que participará da COP26 ao longo da semana. Câmara apresentará um pacote de obras com investimentos significativos, visando enfrentar os efeitos da mudança climática que vem castigando o planeta, em especial, Pernambuco.

Além da própria agenda, Bertotti passa a integrar a comitiva do governador Paulo Câmara, que será palestrante em eventos da Under2 Coalition – grupo formado por governadores de vários países comprometidos com a mitigação de gases do efeito estufa – da Aliança para Ação Climática (ACA) e da Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI).

Reunião com o Príncipe Charles, do Reino Unido. Foto: Samanta Della Bella/Divulgação

O secretário José Bertotti, que está em Glasgow desde a última quarta-feira, já cumpriu importantes agendas na Conferência da ONU pelo Clima, como o encontro organizado pelo Príncipe Charles, onde foi lançado o Fórum de Investidores “Race to Zero” SMI-Brasil, espaço para discussão de investimentos verdes no Brasil.

O Fórum é parte da Iniciativa de Mercados Sustentáveis, presidida por Sua Alteza Real Príncipe Charles, tem por objetivo acelerar o progresso global em direção a um futuro sustentável. Participou deste encontro, gestores estaduais e municipais brasileiro, como os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes, Espírito Santo, Renato Casagrande, e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do prefeito do Recife João Campos.

Encontro “Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”

Outra agenda com desdobramento significativo para o estado, foi o encontro “Iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”, organizado pelo Instituto Talanoa, Instituto Clima e Sociedade e o Centro Clima da COPPE-UFRJ, que reuniu alguns dos mais importantes atores da pauta climática no Brasil.

Em sua fala durante o evento, o secretário José Bertotti defendeu que o Brasil deve assumir compromissos ambiciosos apresentando ações concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas, com maior atenção à geração de energia limpa, destinação adequada aos resíduos sólidos, e alternativas tecnológicas de geração de empregos inclusivos.

Neste encontro foi apresentado um relatório que resultou de uma consulta a mais de 300 especialistas. O documento está disponível no site https://www.clima2030.com.br