A iniciativa, fruto da parceria entre a MapBiomas e o Consórcio Nordeste, visa ampliar a proteção à biodiversidade e potencializar a gestão florestal nos Estados.

O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), José Bertotti, participou da abertura da capacitação na plataforma Mapbiomas, promovida pelo Consórcio Nordeste. A plataforma trabalha com imagens por satélite de alta precisão e é capaz de monitorar tanto a restauração quanto a retirada de vegetação nos biomas da região (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado). A Iniciativa da formação é uma atividade conjunta das câmaras temáticas de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar do Consórcio. A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal.

Com duração de duas manhãs e realizada por meio de videoconferência, esta capacitação que começou nesta quinta-feira, (21), encerra na sexta-feira (22), é fruto da parceria entre a MapBiomas e o Consórcio Nordeste. De acordo com José Bertotti, titular da Semas e coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio, a ideia é reforçar um diálogo entre as instituições ambientais, que já vinha acontecendo, ampliar a proteção à biodiversidade e potencializar a gestão florestal nos Estados.

“Essa é uma importante ferramenta de monitoramento, formulação de política e de criação de novas alternativas que vai contribuir de forma mais efetiva para o enfrentamento às mudanças do clima a integração com o Sistema de Meio Ambiente”, afirmou José Bertotti.

Segundo o coordenador da plataforma, Tasso Azevedo, com a ferramenta é possível mapear as transformações que acontecem no território, a exemplo de queimadas, desmatamentos, além de identificar bacias hidrográficas, unidades de conservação em áreas indígenas, territórios quilombolas, indígenas, assentamentos e imóveis do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de outras áreas. A plataforma também atualiza seu banco de dados com imagens e mapas anualmente.