Mestra em Gestão Ambiental, Inamara Mélo foi empossada nesta sexta-feira (03/06) pelo governador Paulo Câmara como secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, assumindo o cargo antes ocupado pelo professor José Bertotti, que saiu da gestão para candidatura política. Inamara já vinha atuando como secretária executiva na Semas desde 2019. Também é coordenadora da Câmara Técnica do Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e já foi Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Gerente Geral de Promoção da Cidadania para as Mulheres na cidade do Recife. É mestra em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004), com MBA em Planejamento e Gestão Ambiental e especialização em Gênero e Estudos sobre Mulheres.

“A gente tem a tarefa de consolidar uma política ambiental baseada na ação climática e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que vem desde 2019.  Vimos atuando para tornar Pernambuco Carbono Neutro, fortalecer o programa de reflorestamento e a gestão das unidades de conservação, e tornar o estado livre de lixões. Temos ações estruturadoras em curso e é uma grande responsabilidade assegurar esses avanços”, ressalta Inamara Mélo.

Com Inamara como titular da Semas, quem assume a secretaria executiva do órgão é o ex-deputado estadual Edilson Silva, que também já vinha trabalhando na Semas como assessor especial à frente da gestão de Resíduos Sólidos.  Edilson já presidiu a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular na Assembleia Legislativa de Pernambuco e integrou a comissão de Meio Ambiente da Alepe.

Junto com Inamara Mélo, outros secretários também foram empossados hoje numa cerimônia do Palácio do Governo de Pernambuco: Luís Eduardo Cavalcanti Antunes assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário; Cármen Lúcia Simões Megale Neves, a Secretaria de Turismo do Estado; e José Fernando Thomé Jucá, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fotos: Hélia Scheppa/ Governo de PE