Em reunião promovida pelo governo britânico, Pernambuco destacou construção do Plano de Descarbonização do Estado para reduzir emissões

O Governo de Pernambuco reiterou seu apoio à agenda do Clima no evento “Fechando o Ciclo de Ambição com a Corrida ao Zero no Brasil”, realizado pelo governo britânico, em Brasília, nesta quarta-feira, 04. O encontro, coordenado pelo presidente da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021), Alok Sharma, reuniu CEOs, governadores e representantes de prefeituras de diversas cidades brasileiras para celebrar publicamente o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Diversas propostas, que seguirão para a COP, foram apresentadas tanto pelos gestores públicos quanto pelo setor empresarial com vistas à diminuição do aquecimento global.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, por meio de mensagem de vídeo, ressaltou que o Estado está construindo um plano de descarbonização com horizonte para 2050, com publicação prevista para fevereiro de 2022. O instrumento conta com alguns produtos intermediários – como a síntese das políticas públicas para adoção das soluções de baixo carbono – que deverão ser apresentados pelo Governo, em novembro deste ano, na COP 26.

“Neste momento, estamos construindo nosso Plano de Descarbonização do Estado, que nos trará ações e metas de curto, médio e longo prazo, garantindo uma trajetória consistente para a concretização do nosso compromisso de redução de emissões, orientando e apoiando a nossa retomada econômica pós-Covid. Temos orgulho de fazer parte desse movimento que está construindo meios de produção sustentáveis mostrando que é possível criar empregos e prosperidade sem prejudicar o planeta”, declarou Câmara.

O governador afirmou, ainda, que o Estado reconhece as emergências climáticas tendo aderido à campanha global Race do Zero, apoiada pela ONU, debatida no evento. De acordo com ele, Pernambuco vem trabalhando em conjunto com outros estados e regiões, seja por meio do Consórcio Nordeste, da Coalizão Under 2, entre outras iniciativas, “no entendimento de que os governos subnacionais têm um papel estratégico para alcançar as metas do acordo de Paris”.

Empresários pelo clima – Além da celebração dos compromissos de governos estaduais e municipais, foi apresentada a iniciativa “Empresas pelo clima”, que reuniu 80 CEOs integrantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds). Segundo as lideranças, o movimento pretende alcançar um número maior de CEOs de diversos setores até a COP 26. A mensagem enviada pelo movimento, que lançou uma carta de compromisso, assinalou o comprometimento do setor com a pauta climática por meio do combate ao desmatamento e da ampliação da agricultura de baixo carbono.

Encontro fechado – O segundo momento do evento foi composto pela Mesa Redonda: O papel das Empresas e Governos Subnacionais na agenda climática global a caminho da COP 26. A atividade contou, por meio de videoconferência, com a participação de Inamara Mélo, secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE.).

Inamara saudou o apoio que o governo britânico tem dado ao estado, sobretudo no Projeto Rural Sustentável – que vem fomentando a agricultura de baixo carbono na Caatinga, contribuindo para o desenvolvimento e a conservação do semiárido, região extremamente vulnerável aos efeitos da mudança do clima. Destacou ainda que na Corrida ao Zero, ‘Race to Zero’, que busca reduzir as emissões líquidas de carbono até 2050, a cooperação de todos será de fundamental importância.

“Está claro que, para promovermos a descarbonização dos nossos processos e aumentarmos a resiliência de nossas comunidades, há a necessidade do envolvimento de todos os níveis de governo e de todos os setores da sociedade. Para progredirmos nesse debate, precisamos considerar três aspectos fundamentais como Planejamento, Financiamento, além de Inovação. E, certamente iremos precisar do apoio de todos nessa construção de futuro mais próspero para as pessoas e para o planeta”, afirmou a secretária executiva da Semas/PE.