Encontro, a ser realizado em Brasília e via plataforma virtual, reúne CEOs, governadores e prefeitos que estão na vanguarda das discussões para frear o aquecimento global

O Governo de Pernambuco participa, nesta quarta-feira (04/08), de um evento para celebrar publicamente o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 no estado com Alok Sharma, presidente da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021). O encontro, promovido pelo governo britânico, reúne CEOs, governadores e prefeitos que estão na vanguarda das discussões sobre iniciativas para frear o aquecimento global. O governador Paulo Câmara gravou uma mensagem que será exibida durante o evento. Intitulado “Fechando o Ciclo de Ambição com a Corrida ao Zero no Brasil”, o encontro ocorre em formato híbrido, com participantes via plataforma virtual e também presencial em Brasília.

O ato público, conduzido por Alok Sharma, vai solenizar os compromissos coletivos de quem aderiu ao “Race to Zero”, uma campanha global que faz parte dos mecanismos da Conferência da ONU. A iniciativa mobiliza atores de fora dos governos nacionais, reunindo o apoio de empresas, estados, cidades, regiões, e investidores em torno de uma recuperação econômica saudável, resiliente e zero de carbono que evite ameaças futuras, crie empregos e alavanque um crescimento inclusivo e sustentável. O objetivo da campanha é criar impulso em torno da mudança para uma economia descarbonizada antes da COP26. Com isso, mandar um recado firme aos governos nacionais em prol do fortalecimento de suas contribuições para o Acordo de Paris.

O Governo de Pernambuco teve sua proposta de adesão ao movimento internacional aprovada em julho. Além do compromisso de atingir a neutralidade das emissões, o Estado apresentou detalhes do programa Pernambuco Carbono Neutro, que prevê a elaboração do Plano de Descabonização da Economia. O trabalho já está em curso e é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Um roteiro sólido vem sendo criado com metas escalonadas de redução até se atingir a neutralidade das emissões de GEE em 2050. O programa também vai apontar os investimentos necessários e os impactos sociais e econômicos decorrentes das ações propostas.

A versão final do Plano de Descarbonização do Estado será publicada em fevereiro de 2022, mas vários produtos intermediários serão consolidados e debatidos. Entre eles está a síntese das políticas públicas para adoção das soluções de baixo carbono, a ser apresentada pelo Governo de Pernambuco na COP 26, em novembro deste ano, em Glasgow, Escócia.

Encontro fechado – Além de celebrar os compromissos já firmados junto com outras autoridades nacionais, o Governo de Pernambuco – dessa vez representado pela secretária executiva da Semas, Inamara Melo – estará em outro momento com o presidente da COP-26, restrito aos participantes da campanha. Trata-se da “Mesa Redonda: diálogo estratégico com CEOs, Governadores e Prefeitos”, em que serão debatidos os caminhos para implementação de inciativas acerca da pauta do clima. Em pauta, estão os principais desafios para o Brasil chegar a zero emissões líquidas até 2050, mudanças regulatórias para acelerar a transição em cada setor, os arcabouços nacionais ou internacionais para acelerar esse processo; mecanismos e fluxos de financiamento; incentivos relevantes nacionais ou internacionais.

Serviço

O que: Governo de Pernambuco participa de evento sobre mudanças climáticas com presidente da COP 26
Quando: nesta quarta-feira (04/08), às 9h
Onde: bit.ly/CorridaAoZero (link para o evento público)