
Encontrado em uma residência no bairro Jardim Boa Vista, no município de Caruaru, o felino foi enviado pela CPRH para seu habitat natural
Depois de passar um período de cinco meses de reabilitação e recuperação no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), unidade administrada pela CPRH, o gato-mourisco ( Puma yagouaroundi), encontrado em Caruaru, Agreste Pernambucano, deu adeus ao Cetras e voltou, nesta terça-feira (10/05), para seu habitat natural.
O felino foi encontrado, ainda filhote, no início do mês de dezembro em uma residência, do bairro Jardim Boa Vista. Na ocasião, o animal foi capturado por soldados do Corpo de Bombeiros e, em seguida, levado para a sede da unidade de conservação Parque Natural Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos, que acionou a CPRH para o resgate e condução para o Cetras Tangara, no Recife.
O gato-mourisco pertence a uma das espécies de felino silvestre de maior distribuição geográfica no país. Em Pernambuco, ocorre na Mata Atlântica e na Caatinga, sendo mais comum na Caatinga, sobretudo em áreas de vegetação arbustivo-arbórea mais densa.
Texto: Josie Marja/ CPRH
Imagem: CPRH