Fórum Pernambucano Municípios Lixo Zero acontece nesta quinta

Evento visa mapear e promover as boas práticas para a gestão eficiente dos resíduos e mobilizar os territórios para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

O Fórum Pernambucano Municípios Lixo Zero apresentar, nesta quinta-feira (27), um conjunto de cases e soluções para colaborar com uma gestão de resíduo mais eficiente nos municípios. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece das 9h às 12h, com transmissão pelas redes sociais. A iniciativa tem realização do Coletivo Recife Lixo Zero e da empresa Ecoe Sustentabilidade, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e uma idealização do Instituto Lixo Zero Brasil.

O evento contará com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti; da embaixadora e consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, Susanne Galeno, que fará a apresentação do conceito Lixo Zero e objetivos do Fórum, além do presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, que fará uma exposição com tema “Cidades Lixo Zero: um caminho possível”.

Já ao longo da manhã, serão apresentados os seguintes cases:

– “ReciclaMais” do Recife pelo Secretário Executivo de Inovação Urbana Túllio Ponzi;

– “Noronha Sem Plástico” de Fernando de Noronha pela Superintendente de Meio Ambiente da ATDFN, Mirella Souza;

– Projeto de Coleta Seletiva de Itapissuma Luciana Bernardo;

– “Berso” Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos da Universidade Federal de Pernambuco pelo Coordenador Prof. Rômulo Menezes.
Além da apresentação do Ecoparque PE e das soluções das empresas Nova Brasil Ambiental, para reciclagem de vidros, REEEcicle, para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, Biomovement com a HomeBiogas biodigestão para pequenos e médios geradores e a Poiato Recicla com a reciclagem de bitucas de cigarro.

Dados – Estudos gravimétricos apontam que 50% de tudo que é descartado diariamente das casas no Brasil são resíduos orgânicos e deveriam voltar para o ciclo do alimento. Já 30% são resíduo recicláveis e poderiam retornar para o ciclo produtivo.

O conceito Lixo Zero defende uma gestão eficiente, inclusiva, econômica, em que cerca de 90% dos materiais que iriam para aterros sanitários e incineração possam ser reaproveitados por meio de processos sustentáveis como compostagem e reciclagem. Com isso, apenas 10% do gerado seja efetivamente enviado para aterros, quebrando a lógica de pagar para enterrar dinheiro.

Serviço

O que: Fórum Pernambucano Municípios Lixo Zero
Quando: 27/05/21, das 9h às 12h
Onde: Canais do YouTube e Facebook: Recife Lixo Zero, Ecoe Sustentabilidade, Semas Pernambuco e José Bertotti.