Reunião ocorre, de forma virtual, nesta quinta-feira (10), das 9h às 12h

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) vai apresentar, nesta quinta-feira (10), os resultados preliminares dos planos setoriais para mitigar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Estado. A exposição ocorre, a partir das 9h, durante a reunião on-line do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, que pode ser acompanhada pelo público no canal do YouTube da Semas. O encontro também contará com a participação de Natalia D’Alessandro (WayCarbon) e de Leta Vieira (Instituto Pelópidas Silveira), que vão falar sobre cases de planos de mitigação no Brasil e a construção do novo plano de ação climática do Recife, respectivamente.

Os planos setoriais de Pernambuco têm como objetivo definir estratégias de mitigação de CO2 para cada setor produtivo constante no 1º Inventário de GEE do Estado. Esses documentos vêm sendo construídos desde maio, com a participação de mais de 80 pessoas, entre gestores governamentais, pesquisadores, representantes de ONGs e empresas. Os debates ocorrem dentro de quatro câmaras técnicas do próprio Fórum Clima, divididas tematicamente pelos setores: Energia, Transporte, Resíduos e Agricultura, pecuária e outros usos do solo (Afolu).

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, neste momento, foram reunidas uma série de ações que podem ser aplicadas a cada setor visando reduzir as emissões. “Mesmo com o distanciamento social gerado pela pandemia, não deixamos arrefecer as ações voltadas ao enfrentamento da emergência climática. Pernambuco segue avançando no compromisso de estruturar, cada vez mais, sua política climática. Agora, temos um conjunto de medidas a serem estabelecidas para cada setor. Com isso, poderemos calcular as contribuições que cada setor é capaz de dar para diminuir o lançamento de gases do efeito estufa no ar”, afirmou.

Os planos setoriais tomam como base as informações do 1º Inventário de GEE de Pernambuco, um levantamento sobre as emissões dos principais setores da economia, de 2015 a 2018. Lançado em novembro do ano passado, esse estudo foi produzido por Pernambuco e apoiado pela Coalisão Under2, através do programa internacional “Pegada Climática”. Ele se tornou um modelo para os outros participantes do programa, por ter sido concluído com todo o primor técnico em apenas seis meses. Para esse tipo de ação, a expectativa é que se leve até 2 anos. Atualmente, a Under2 segue apoiando as iniciativas da Semas.

Exposições – Natalia D’Alessandro, representante da WayCarbon, empresa referência na elaboração de tecnologias e inovações voltadas para a sustentabilidade, também fará uma exposição do Fórum. Ela vai apresentar casos de sucesso de construção e implementação dos Planos Setoriais no Brasil. Também contribuirá com o debate Leta Vieira, do Instituto Pelópidas Silveira da Prefeitura do Recife. Ela fará uma exposição sobre o processo de construção do novo plano de ação climática do Recife.

Serviço

O que: Fórum Clima apresenta resultados preliminares de plano para reduzir emissões de CO2 em Pernambuco
Quando: nesta quinta-feira (10), às 9h
Onde: canal da Semas no YouTube