O Parque Estadual Dois Irmãos, local que abriga o Zoológico do Recife, passa a contar a partir desta sexta-feira (21) com a presença de um novo morador, que estará em exibição ao público. O filhote de harpia, batizado de Romeu, chegou ao Parque em dezembro do ano passado, com apenas três meses de idade. O animal é fruto de um projeto de reprodução para conservação da espécie, e nasceu num criadouro em Guaramiranga-CE, após a disponibilização de uma harpia fêmea pelo Parque Dois Irmãos.

Ao chegar ao Parque, Romeu permaneceu em período de quarentena e, depois, em processo de adaptação. O filhote de harpia foi acompanhado nos últimos 11 meses pelos profissionais da unidade, que avaliaram regularmente o seu comportamento, até que ele estivesse apto para a transferência para um recinto grande, suprindo uma necessidade por maior espaço em função do seu desenvolvimento para se tornar uma ave juvenil.

Também chamada de gavião-real ou águia-brasileira, a harpia é conhecida por ser uma poderosa ave de rapina, ou seja, um animal carnívoro capaz de caçar o seu próprio alimento. No zoológico, Romeu se alimenta de carne bovina, frango, fígado e presas recém abatidas, principalmente para estimular o instinto natural do animal.

A harpia será a protagonista, em dezembro, da ação “Bicho do Mês”, que visa lançar luz a cada uma das espécies moradoras do zoológico, atuando para a preservação da biodiversidade local. Por isso, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e lazer educativo, tratando do comportamento, da alimentação, do habitat, da morfologia, e de outras características típicas do animal.

Foto: Allan Canuto/ Semas-PE