Políticas públicas pioneiras de baixo carbono e de redução de plásticos no arquipélago foram destaques 

O secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, foi um dos palestrantes no painel do Projeto CBC – Centro Brasil no Clima, cuja temática foi “Laboratório de Economia Circular de Fernando de Noronha e políticas de lixo zero – Desafio da Proteção de Fernando de Noronha e outras Áreas de Proteção Ambiental”. Na ocasião, foram apresentadas políticas públicas pioneiras de baixo carbono e de redução de plásticos em Fernando de Noronha, em um projeto coordenado pelo CBC, em parceria com o Governo de Pernambuco e o setor empresarial.  

Também participaram da mesa, Estevão Braga (chefe de Sustentabilidade na Ball Beverage Packaging South America) e Sérgio Xavier (Articulador político dos Projetos Governadores pelo Clima e HidroSinergia, no Centro Brasil no Clima – CBC). A mediação foi de Marcela Rodrigues, do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA. 

A Cirsol está trazendo debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas. O evento vem estimular a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para promover uma vida digna para os seres humanos no planeta sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações. Informações sobre inscrição e programação completa da Cirsol, acesse: https://www.cirsol.com.br/ 

Foto: Lu Rocha/Semas PE