A instituição conservacionista também promove atividades de socialização com serpentes, banho de sol das preguiças, pintura e gincana ambiental

A programação do Parque de Dois Irmãos, entidade conservacionista dedicada à preservação da fauna e flora nativa, promete agitar a garotada mais curiosa. Neste sábado (30) e domingo (31), vai rolar a exposição “O Fantástico Mundo dos Crustáceos e Moluscos”, com animais vivos e uma coleção científica de espécies conservadas em álcool e formol. A atividade é uma parceria com o Laboratório de Ecologia do Plâncton, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E tem mais! O equipamento, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), ainda promove atividades de socialização com serpentes, banho de sol das preguiças, pintura e gincana ambiental.

A exposição é organizada pelo departamento de Biologia da UFRPE, sendo composta por duas partes: uma formada por grupo de invertebrados, moluscos, crustáceos e caramujos além de microcrustáceos; a outra constituída por animais de vida microscópica. A ação acontece, a partir das 9h, no polo denominado de “Encontro das Capivaras”, ao lado do prédio administrativo do parque. Quem chegar cedo também poderá acompanhar o banho de sol dos bebês preguiça, que começa às 9h30. Os pequenos fazem parte do Projeto Preguiça de Garganta Marrom e estão em processo de reabilitação. Assim que estiverem aptos para voltarem à vida livre, serão soltos.

A turma da educação ambiental também vai garantir a pintura de preguiças no braço ou outros bichinhos da mata nativa. A atividade, que envolve difusão de conhecimento com ludicidade, está marcada para às 11h, no Polo “Encontro das Capivaras”. Já no Parque das Crianças, a pedida é agitação e energia. A Oasis Educação Ambiental vai realizar gincanas ecológicas das 10h às 11h e das 13h às 14h. À tarde, próximo ao açude, o público vai poder compartilhar, juntamente com os profissionais do zoológico, uma descontraída experiência de socialização com as serpentes da mata atlântica.

Funcionamento – Nesse primeiro momento, o público pode passear desde a entrada do parque até o açude, caminhando pelas alamedas onde se encontram as aves, diversos répteis (serpentes, jacarés, iguanas, etc) e pequenos mamíferos (jaguatirica, tamanduá-bandeira, guaxinim, furão e mais). Como medida de prevenção à Covid-19, é obrigatório o uso de máscara, assim como manter o distanciamento durante o passeio. Vale lembrar que não há comercialização de alimentos e bebidas dentro parque. Então, os visitantes devem levar lanches e bebidas não alcoólicas.

Serviço

Parque Estadual de Dois Irmãos
Funcionamento: quarta a domingo, exceto feriados.
Horário: 9h às 15h, com venda de ingressos até às 14h30.
Ingressos (3 mil unidades/dia): Entrada inteira – R$ 5,00 | Meia-entrada: R$ 2,50. O acesso é gratuito para crianças com até 5 (cinco) anos de idade ou até 1 (um) metro de altura.

Programação – Sábado e Domingo

9h – Exposição “O Fantástico Mundo dos Crustáceos e Moluscos”
9h30 – Banho de Sol das Preguiça, no polo Encontro das Capivaras
11h – Pintura de corpo, no polo Encontro das Capivaras
13h30 – Desenho livre, no polo Encontro das Capivaras
10h – Gincana Ambiental, no Parque das Crianças
13h – Gincana Ambiental, Parque das Crianças
14h – Socialização com serpentes, próximo ao Açude

Foto: Pedro Caldas