Debate on-line com jovens do estado ocorre na próxima quarta-feira, 18, e integra a programação a IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza, com transmissão pelas redes sociais

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promovem, na próxima quarta-feira (18/11), o I Encontro de Juventudes em Unidades de Conservação de Pernambuco (EJUC/PE). Com o tema “Juventude e biodiversidade: ação presente nas unidades de conservação”, o evento integra a IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza, realizada no período de 17 a 21 de novembro. O objetivo é promover a articulação de jovens que vêm atuando nesses territórios protegidos no Estado, e estimular o protagonismo e a ação ambiental, fortalecendo a gestão participativa.

O Encontro de Juventudes será realizado em ambiente virtual. Para participar, é necessário realizar inscrições até o dia 16 de novembro, no seguinte endereço: https://linktr.ee/IVSemanaDasUCPE. A expectativa da Semas e da Agência CPRH é que, em contato com algumas organizações juvenis que atuam em UCs, este encontro se torne um embrião na construção de uma rede de juventudes em UCs no estado.

“Percebemos que existe muita ação juvenil no interior das unidades de conservação. Existem muitos jovens vivendo no interior dessas unidades, realizando pesquisa, atuando como educador ambiental ou trabalhando. Neste sentido, vimos que seria importante articular esses jovens que atuam em Pernambuco, estimulando o protagonismo e a ação ambiental com o intuito de fortalecer a gestão participativa”, defendeu Alexandre Ramos, assessor de projetos de conservação da Semas.

O I EJUC/PE é destinado a jovens de 16 a 29 anos que moram, atuam, estudam ou trabalham nas Unidades de Conservação municipais, estaduais ou federais, dentro do território de Pernambuco. Após a realização dos debates, os jovens participantes poderão elaborar uma declaração ou carta com suas demandas, de forma a abrir possibilidades de organização para atuar conjuntamente com o Estado em relação às UCs.

Semana comemorativa – Com o tema “O papel da sociedade na proteção das Unidades de Conservação”, as atividades da IV Semana das Unidades de Conservação acontecem de forma on-line, com transmissão simultânea pelos canais da Semas e da CPRH no YouTube, Instagram e Facebook. Na programação, estão lives, debates e concurso de fotografia “Unidades de Conservação no Meu Caminho”.

Serviço

O que: Encontro de Juventudes em Unidades de Conservação de Pernambuco – Tema: “Juventude e biodiversidade: ação presente nas unidades de conservação”.

Inscrições: até 16 de outubro, no endereço: https://linktr.ee/IVSemanaDasUCPE

Quando: nesta quarta-feira (18/11), a partir das 14h30, com participação pelo Google Meets e YouTube.

Transmissão:

youtube.com/SemasPernambuco

youtube.com/CPRHOficial

Programação

14h30 – Abertura e apresentação do evento (YouTube);

14h40 – Sala de debate (YouTube) – Juventude e Biodiversidade: Ação presente nas Unidades de Conservação;

16h00 – Grupos de Trabalho (Google Meet);

17h00 – Leitura da minuta da declaração e encerramento (YouTube).