
Na região será implantada a primeira Reserva Extrativista de Pernambuco
Nesta segunda-feira, 23.05, gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizarão uma visita técnica para conhecer os limites da nova demarcação onde será implantada a primeira Reserva Extrativista Estadual (Resex), do Litoral Sul, entre os municípios de Rio Formoso, Tamandaré e Sirinhaém. A visita técnica também irá avaliar os impactos positivos e negativos na área, composta por cerca de 2.615 hectares de manguezal, onde quase 2.500 famílias vivem da pesca artesanal, incluindo 80 quilombolas. A visita está prevista para iniciar às 08h.
Esta ação faz parte de uma estratégia para a elaboração da proposta de criação da Resex do Rio Formoso, com a finalidade de preservar os recursos naturais vinculados ao rio e manguezais da região. A previsão é que até agosto a proposta seja apresentada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema PE), e na sequência, será encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa.
A criação da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Formoso é uma antiga reivindicação da comunidade pesqueira do litoral sul de Pernambuco junto ao Governo Federal e que, diante das dificuldades nas tratativas, a Semas incorporou para discussão do tema no âmbito do Programa UC (Unidade de Conservação) Pernambuco. Estão sendo levados em consideração estudos já existentes sobre a área apresentados pelo Grupo Pró-Resex, a instrução normativa que cabe ao processo de legalidade e o diagnóstico do Agrupamento Litoral Sul.
Foto: Lu Rocha/ Semas PE