Conforme Bertotti, por meio de visitas realizadas à diversas regiões do estado com vistas a uma definitiva erradicação dos lixões, a Semas está elaborando um diagnóstico detalhado para o aporte dos 14,5 milhões de Reais.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, participou na manhã desta quinta-feira, 17, do evento “Crea Sustentável”, realizado por meio de videoconferência, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Na ocasião, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) destacou as ações que estão sendo realizadas no estado, visando a erradicação dos lixões presentes ainda em algumas regiões.

“Nós estamos empenhados a fazer com que em 2022 Pernambuco, que já está bem acima da média nacional de destinação adequada de resíduos sólidos, já são 83% dos municípios que destinam adequadamente os resíduos, chegue a 100% dos municípios com essa prática de destinação correta dos resíduos sólidos”, afirmou.

Na ocasião, o secretário destacou algumas ações de reflorestamento e educação ambiental que estão sendo promovidas no estado, ressaltando ainda a importância da coleta seletiva.

Na conferência do Clima da ONU, a COP 26, o governador Paulo Câmara anunciou um pacote de medidas na ordem de R$ 75 milhões de reais em prol da agenda ambiental, com vistas a combater os efeitos das mudanças climáticas. Entre elas está o tratamento de resíduos sólidos, com criação de 15 galpões de triagem, compostagem e erradicação de lixões em 43 municípios, que receberá um aporte de R14,5 milhões.

Diagnóstico feito em fevereiro de 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) mostrou que, atualmente, há 163 municípios que utilizam os 19 aterros sanitários disponíveis. Dentre eles, seis são privados e 13 são públicos. Apesar de não haver erradicado os lixões, o estudo mostrou uma evolução na destinação correta de resíduos no Estado.

Conforme apontou Bertotti, por meio de visitas realizadas à diversas regiões do estado com vistas a uma definitiva erradicação dos lixões, a Semas está elaborando um diagnóstico detalhado para o aporte dos recursos disponíveis, a partir de parcerias com os municípios.