Doação de pavão marca mais uma parceria com a Unicap

Transferência da espécie exótica atende ao novo plano diretor do Zoológico que visa focar os trabalhos na preservação de espécies nativas

Um antigo morador do Parque Estadual de Dois irmãos, o pavão branco (Pavo cristatus), ganhou um novo endereço: os jardins da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, área central do Recife. A transferência do Zoológico do Recife para a Unicap, realizada nesta quinta-feira (16), é fruto de mais uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) e a universidade (que vem desenvolvendo inciativas socioambientais). A medida também atende ao novo plano zoo, que se tornou uma instituição conservacionista voltada à conservação da biodiversidade local.

Com o novo plano diretor, o zoo passa desempenhar um papel estratégico na proteção e preservação de espécies nativas dos biomas da Mata Atlântica e Caatinga, além das zonas de transição da Mata Atlântica. O pavão branco, uma espécie exótica, já não está mais no plano de populações do equipamento. Por isso, ele passa a ter um novo lar, ao lado de demais aves de sua espécie como o pavão-azul, nos jardins da Unicap.

De acordo com o secretário da Semas, José Bertotti, o novo plano diretor também definiu a identificação de entidades e parceiros que possam receber espécies que hoje são acolhidas no parque. Eles precisam dispor de ambientes adequados, e oferecer cuidados aos animais, além de qualidade de convivência com outros animais.

“É importante que a gente possa avançar mais no cumprimento da função do Parque de Dois Irmãos que é a reprodução de espécies de extinção, educação ambiental e pesquisa científica. Entendemos que o novo plano diretor está sintonizado com a melhor lógica de preservação da nossa biodiversidade. Mas ao mesmo tempo, nenhuma espécie animal pode ser colocada em risco e, neste sentido, encontrar parcerias para gente é muito importante na hora da doação de determinados animais”, explicou Bertotti.

Segundo o secretário, esta é mais uma parceria com a instituição de ensino, pois já existe um compromisso socioambiental da universidade com o entorno. Pois, a Unicap possui um laboratório de tecnologia voltado à discussão da identificação e medição dos impactos das mudanças climáticas, principalmente no território urbano de Recife e Olinda. Agora, a Unicap está fazendo um trabalho de aquisição de uma área de cinco hectares para a realização de trabalhos de extensão.

“O pavão branco marca mais uma parceria da Universidade Católica com o zoológico e a secretaria. A gente criou este ambiente pequeno nos jardins da universidade porque as pessoas precisam dessa convivência pacífica com os animais e que todos tenham o mínimo de ambiente natural. Os estudantes comentam bastante sobre os animais em suas formaturas e até agradecem. Isso mostra que a nossa humanização passa por esta convivência com a natureza. Cuidar de um animal pode ser uma boa pedagogia para cuidarmos uns dos outros também”, destaca o reitor da Unicap, Padre Rubens.