O Dia das Crianças, nesta quarta-feira (12), foi comemorado com muita diversão e aprendizado no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI). O local, que abriga o Zoológico do Recife, recebeu milhares de pessoas durante todo o dia. As famílias, que chegavam de várias cidades pernambucanas, curtiram um dia junto à natureza e encontraram no Parque um polo de atividades de lazer, diversão e educação ambiental.

As atrações mais aguardadas do dia atendiam pelo nome de Nati Natureza, Climaldo, Mané Maré, personagens da peça teatral “Pintou o Clima para Salvar a Natureza”, que foi apresentada na tarde desta quarta. A esquete cênica foi um recurso lúdico, mesclando diversão e aprendizado, criaturas fantásticas e mundo real, para abordar temáticas ligadas ao meio ambiente, à preservação e conservação da natureza, seus ecossistemas, fauna e flora.

Com texto de Fernando Oliveira, a peça elevou a imaginação da criançada e plantou sementes de consciência ambiental através da arte e da ludicidade, sendo bastante elogiada pelos pais que levaram os filhos ao Parque. Denise Luna trouxe a filha, Vitória, e um amiguinho dela, Alan, para curtir o feriado no zoológico e não se arrependeu. “Estamos adorando a programação e a organização do evento. Tá muito massa o ambiente. Fizemos um passeio por todo o zoo e o percurso inteiro foi ótimo”, afirmou.

As crianças também não esconderam a empolgação por estarem no Parque e assistirem à peça. André Felipe, de 12 anos, chegou com a família no início da tarde. Veio acompanhado da mãe, do pai e da irmã mais nova. “Achei a peça muito legal e engraçada. Gostei do espaço e de estar em contato com a natureza”, disse o jovem que foi também o campeão da corrida de saco que aconteceu ao final da apresentação.

Mensagens sobre as Unidades de Conservação (UCs), sobre a importância do Parque, do papel da criança na natureza e do cuidado que cada um de nós deve ter com o meio ambiente deram o tom da encenação teatral. A bióloga e técnica de Educação Ambiental da Semas-PE, Lays Lima, falou da importância da concretização de atividades como essa, e destacou sua alegria em ver como todos curtiram a programação preparada com carinho. “Foi muito legal. Os atores da peça, através dos seus respectivos personagens, conseguiram abordar todos esses pontos. Transformaram algo técnico em uma coisa lúdica e ficou interativo, chamou atenção da criançada e foi um espetáculo”, finalizou Lays.

Peça teatral “Pintou o Clima para Salvar a Natureza”

A peça teatral apresentada neste Dia das Crianças já é uma política pública de educação ambiental da Semas-PE, que é a unidade gestora do Parque Estadual Dois Irmãos, para acompanhar o calendário ambiental brasileiro e os municípios pernambucanos com atividades educativas voltadas ao meio ambiente. Ao todo, serão 17 peças teatrais desenvolvidas e 150 encontros educativos realizados durante o próximo ano. Portanto, o Dia das Crianças foi o pontapé no projeto de educação ambiental em Pernambuco, através da arte educação. 

Além do teatro, outras atividades voltadas para o público infantil foram desenvolvidas pela equipe do Parque. As crianças puderam participar de brincadeiras, gincanas, exposição e assistir aos momentos de enriquecimento com animais como a arara, papagaio, hipopótamo, avestruz, jabuti, chimpanzé, gato mourisco, jaguatirica, onça-preta e tamanduá bandeira.

A programação do Dia das Crianças, no entanto, não terminou hoje. O PEDI vem realizando programação especial durante toda esta semana. Com início no sábado (8), as atividades comemorativas seguem até o próximo domingo (16). Quem não conseguiu assistir à peça “Pintou o Clima para Salvar a Natureza” terá mais duas oportunidades no final de semana. No sábado (15) e no domingo (16), às 14h, Nati Natureza, Climaldo, Mané Maré voltam ao palco para mais duas apresentações.