Eventos, que acontecem de 17 a 21 de novembro, visam destacar a importância da preservação do meio ambiente

A partir da próxima terça-feira (17), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), realizam a IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza. O evento será marcado por uma programação especial que visa destacar a importância da preservação do meio ambiente e como as Unidades de Conservação (UCs) vêm contribuindo com a conservação dos ecossistemas.

Durante cinco dias, especialistas da área ambiental, professores, pesquisadores, moradores dos entornos da UCs e a população engajada nas causas ambientais participam da programação que conta com encontros e debates virtuais, drive-thru verde (com distribuição de mudas das espécies da Mata Atlântica), concurso de fotografia, lançamento de livro, entre outros.

O Estado de Pernambuco possui 86 unidades de conservação (UCs), sob a administração da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Dessas, 15 são Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPN), que são áreas de domínio privado, protegidas, por iniciativa do proprietário, mediante reconhecimento do Poder Público.

De acordo com o diretor presidente da CPRH, Djalma Paes a IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza objetiva promover a integração da sociedade civil organizada com as UCs do estado, destacando a importante contribuição que esta parcela da população tem na conservação da sustentabilidade. Segundo ele, a gestão participativa traz ganhos para todos.

Para o gerente da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC) da CPRH, Gleydson Castelo Branco, a Semana das UCs tem como proposta evidenciar a importância das áreas de conservação para a sobrevivência do homem, além de torná-las conhecidas. “Para este ano foi pensado como tema a participação da sociedade na proteção das UCs, justamente porque é ela quem está mais próxima dessas áreas e são beneficiadas diretamente pelos serviços ecossistêmicos oferecidos pelas UC. A sociedade também tem responsabilidade na proteção do meio ambiente e é a nossa maior aliada”, explicou Castelo Branco.

Confira a programação abaixo:

Dia 17/11

10h – Abertura institucional da IV Semana das Unidades de Conservação;

10h30 – Vídeo- “O que são as Unidades Conservação?”;

11h – Vídeo- “Qual o papel do Conselho gestor nas Unidade de Conservação?”;

11h30 – vídeo- “Diálogo sobre o papel da sociedade na proteção das unidades de Conservação”;

12h – Conteúdo- Conselhos gestores das unidades de conservação Estaduais de Pernambuco;

16h – LIVE-Pauta Ambiental- “A participação da sociedade na proteção do RVS Gurjaú em Pesquisa e Poesia”;

Da 18/11

14h30 às 17h. I Encontro de Juventude em Unidades de Conservação de Pernambuco

TEMA: Juventude e Biodiversidade: Ação presentes nas Unidades de Conservação;

Dia 19/11

11h – Documentário: “Produção sustentável em Unidades de Conservação da natureza de Pernambuco”;

16h – Live-Pauta Ambiental – “Sociedade civil com protagonista da Conservação da natureza”;

Dia 20/11

9h às 13h – Drive-thru Verde: entrega de mudas nativas na FURB Mata do Passarinho;

16h – Contação de história “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira”;

Dia 21/11

9h às 13h – Drive-thru Verde entrega de mudas nativas na APA Aldeia-Beberibe;

15h – Resultado do I Concurso de Fotografia “Unidade de conservação no Meu Caminho”