
Segundo a gestora, é visível o esforço e a preocupação dos governos subnacionais com o estabelecimento de instrumentos de gestão e de governança climática
A secretária executiva estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) Inamara Mélo, coordenadora da Câmara Técnica de Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, participou nesta terça-feira, 09, da mesa de abertura do painel sobre Metas baseadas em Ciência e uso do solo do Brazil Climate Action Hub, na COP 26. Inamara explanou sobre a Carta da Abema e o plano de trabalho da associação que visa apoiar e orientar os estados para a implantação de planos de ação voltados para políticas ambientais com foco nos compromissos climáticos assumidos.
“Acho que é importante destacar aqui a necessidade de construir parcerias e a gente entende que é por meio de um trabalho multinível, multisetorial e colaborativo que podemos implementar a agenda do clima. E a maior parte das ações desenvolvidas pelos estados estão relacionadas ao setor de uso da terra com ações voltadas a conservação, recuperação da cobertura florestal. É visível, também, o esforço e a preocupação com o estabelecimento de instrumentos de gestão e de governança climática pelos estados. Não é à toa que esta é a primeira COP com um número tão representativo de estados”, destacou Inamara.
O encontro foi promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), em conjunto com Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Instituto ClimaInfo, responsáveis pela organização do Hub de debates e compartilhamento de iniciativas Brazil Climate Action.
O objetivo da inciativa, segundo os organizadores, é promover atividades e debates internacionais abertos e plurais sobre a agenda climática, realizando atividades sobre soluções e desafios da ação climática no contexto brasileiro. Entre os participantes estão representantes de organizações internacionais e de diversos segmentos da sociedade, incluindo governos subnacionais, sociedade civil, parlamentares, setores empresariais, centros de pesquisa, entre outros.