O secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Edilson Silva, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (22), a presidente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL), e prefeita de Primavera, Dayse Juliana dos Santos, para tratar de convênio para o projeto de ampliação do aterro sanitário do município de Escada. O objetivo da reunião foi a implementação de uma força-tarefa, formada pelas equipes técnicas das duas instituições, visando garantir a liberação dos recursos necessários para as obras de ampliação do aterro.

Edilson Silva explicou que o convênio busca sanar uma necessidade urgente da população da Mata Sul Pernambucana. “É importante garantir a ampliação do aterro de Escada, já que ele está em uma situação de finalização da sua vida útil, não suportando mais o depósito de resíduos vindos de doze municípios da região”, disse o secretário executivo.

Por haver uma limitação de tempo para a liberação desse recurso, a realização de uma força-tarefa ganha outra dimensão, tornando-se indispensável. A expectativa da Semas é de que ainda hoje (22) seja possível concluir todos os trâmites da parte documental e que o projeto já siga para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que o convênio seja aprovado. “A gente espera conseguir liberar os recursos para a ampliação do aterro de Escada, que é tão urgente, até o final desse mês”, sinalizou Edilson Silva.

Fotos: Allan Canuto