O presente Edital visa financiar 04 projetos de fortalecimento e inclusão social de mulheres produtoras, coletoras e guardiãs de sementes da Caatinga e Mata Atlântica, garantindo a biodiversidade dos agroecossistemas e florestas, potencializando o Programa de Reflorestamento do Estado.

A 106ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema/PE) que aconteceu de forma remota na manhã desta sexta-feira, 26.11, aprovou por unanimidade o lançamento do Edital 003/2021, que visa financiar porjetos para articulação e fortalecimento da rede de mulheres produtoras, coletoras e guardião de sementes. A iniciativa prevê o emprego de recursos na ordem de R$750.000,00(setecentos e cinquenta mil reais) para beneficiar mulheres no âmbito do programa Refloresta Pernambuco e é mais uma ação de enfrentamento às mudanças climaticas do governo de Pernambuco, que será executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o apoio da secretaria das Mulheres de Pernambuco.

Este é o terceiro Edital que será lançado este ano com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente, o FEMA. O Edital 03 trás um recorte de gênero, destinando recursos exclusivamente às mulheres rurais que receberão capacitação e investimentos para aquisição de insumos e equipamentos. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade José Bertotti, lembrou que uma das principais temáticas debatidas na COP-26, realizada em Glasgow no inicio de Novembro, foi a questão de gênero. Para Bertotti, Pernambuco passa adiante, com esta iniciativa que vai fortalecer as mulheres da zona rural pernambucana, com inclusão social e formação.

“Nós lançamos três editais este ano, somando recursos no valor de 5 milhões de reais, pra sistemas de agroflorestais, para constituição de viveiros de mudas de árvores em municipios que participam do programa Refloresta Pernambuco, mas quero destacar a importância deste edital específico, para atender às mulheres, que são em sua maioria chefes de família, que são proprietárias rurais e sabemos que vamos ter a confiança que com elas à frente, vamos ter a segurança de cuidar destes sistemas agroflorestais, com reflorestamento de árvores nativas, produção de alimentos saudáveis, atraves de sistemas agroecologicos certificados, ao mesmo tempo que garantiremos a inclusão das mulheres, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento sustentável, que pra ser sustentável, tem que proteger o meio ambiente, gerando mais e melhores empregos. Acreditamos que as mulheres têm que ter prioridade nesta inclusão”, avaliou Bertotti.

Com a aprovação do lançamento deste Edital na reunião do Consema/PE, a previsão que que até dia 10.12, seja publicado o Edital completo no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de uma ampla divulgação nas redes sociais.