O Plano de Descarbonização de Pernambuco será lançado pelo governador Paulo Câmara, que assinará um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono no estado até 2050

Pernambuco está com todas as atenções voltadas para o Meio Ambiente. Isso representa um fato histórico no estado. As políticas públicas de enfrentamento e antecipação às consequências do aquecimento global e mudanças climáticas, que afetam o mundo todo, estão na pauta principal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Nos dias 16, 17 e 18 de março, o Governo do Estado por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura do Recife e mais 22 instituições, estará promovendo, no Recife, um dos principais eventos ambientais do mundo em 2022: a Cirsol – I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, que reunirá estudantes, comunidade acadêmica, científica e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Na abertura do evento, será lançado o Plano de Descarbonização de Pernambuco e o governador Paulo Câmara assinará um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até 2050 e criando o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN para apoiar e monitorar a implementação do Plano.  Também serão lançados os programas Replug e a exposição fotográfica “Catadoras de Luxo”.

A cerimônia de abertura da Cirsol acontecerá em 16/03, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças do Clima, às 9h, no Cais do Sertão (Recife Antigo) com um pocket show do Maestro Spok. Logo após, o governador Paulo Câmara dará boas-vindas aos participantes, falará sobre a importância do evento para o Estado e assinará um decreto formalizando o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até 2050, criando também o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN para apoiar e monitorar a implementação do Plano de Descarbonização do Estado, que na sequência será apresentado para o público na sala São Francisco. O Plano de Descarbonização de Pernambuco é uma estratégia estadual para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para evitar o aumento do aquecimento global e suas consequências. As medidas envolvem os setores de Energia & Indústria, Transportes, Resíduos e Agricultura, Floresta e outros usos do solo.  Para saber mais sobre o Plano de Descarbonização de Pernambuco, acesse: https://semas.pe.gov.br/pernambuco-carbono-neutro/.

Também participam da abertura da Cirsol a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o secretário de meio ambiente de Pernambuco, José Bertotti, e o prefeito do Recife, João Campos, a representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta, o secretário executivo do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) para América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o ex-prefeito do Recife e presidente do ICLEI América do Sul, Geraldo Júlio, o presidente da AMUPE, José Patriota, e representantes da academia, com o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, e da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

Antes da abertura, às 7h30, no hall de entrada do Cais do Sertão, acontecerá o lançamento do programa Replug, cuja missão é orientar e dar soluções para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, promovendo Educação Ambiental e oferecendo alternativa de como recolher esses resíduos. O Estado contará com 50 containers coletores de resíduos, numa parceria com o Reciclee que recebe doações de empresas e também recolhe nas residências equipamentos maiores como geladeira, máquina de lavar, fogão, entre outros.

Na parte da tarde, às 14h, o titular da Semas, José Bertotti, será um dos palestrantes na mesa referente ao Projeto CBC – Centro Brasil no Clima, na qual serão apresentadas políticas públicas pioneiras de baixo carbono e de redução de plásticos em Fernando de Noronha, em um projeto coordenado pelo CBC, em parceria com o Governo de Pernambuco e o setor empresarial. Também participam desta mesa, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cisol, Estevão Braga (chefe de Sustentabilidade na Ball Beverage Packaging South America), Guilherme Rocha (administrador de Fernando de Noronha) e Sérgio Xavier (Articulador político dos Projetos Governadores pelo Clima e HidroSinergia, no Centro Brasil no Clima – CBC ).

Já no dia 17, às 14h, o secretário Bertotti, será painelista na sessão “Neutralidade de Carbono na América Latina: o caso de Pernambuco” no I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Governos Locais pela Sustentabilidade, que estará acontecendo de forma simultânea a Cirsol. Na ocasião, o secretário apresentará em 7 minutos as experiências e perspectivas do Governo de Pernambuco na agenda de descarbonização do Estado. E às 16h30, a SEMAS PE lançará a exposição fotográfica “Catadoras de Luxo”, uma homenagem às mulheres catadoras de resíduos sólidos que atuam em cooperativas da região metropolitana do Recife, com fotos de Lu Rocha.
 
E no dia 18, às 8h, José Bertotti ministrará uma palestra na mesa “O Desafio do Lixo nas Águas – do Continente ao Mar”, que tem como objetivo provocar uma reflexão importante sobre quais os mecanismos para conter a contaminação, de onde vem o lixo, bem como apontar caminhos para que o Brasil possa dar a sua contribuição na luta por um ambiente livre de poluição. A mesa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cirsol.

A Cirsol trará debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas. O evento estimulará a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para promover uma vida digna para os seres humanos no planeta sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações. Informações sobre inscrição e programação completa da Cirsol, acesse: https://www.cirsol.com.br/

SERVIÇO
Abertura da Cirsol/ Lançamento do Plano de Descarbonização de Pernambuco
Quando: 16 de março de 2022
Horário: 9h
Local: Auditório do Museu Cais do Sertão