Cetas recebe jaguatirica resgatada

O animal é um jovem felino macho. Está bem de saúde e apresenta um comportamento tranquilo

Um filhote de jaguatirica (Leopardus pardalis) é o mais novo hóspede do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). O animal, cuja espécie é considerada ameaçada de extinção, foi encontrado numa rodovia próximo ao município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional. Ele chegou, na noite desta segunda-feira (28), ao Cetas, onde recebe todos os cuidados.

De acordo com Yuri Marinho, gestor do Cetas (unidade especializada da CPRH), trata-se de um felino jovem e macho. O pequeno também apresenta um comportamento tranquilo, sendo relativamente manso. “Não sabemos se o comportamento desse animal se deve ao fato dele está sendo criado em cativeiro. Ou se isso ocorre por ter sido resgatado. Ainda estamos avaliando o caso”, explicou.

Agora, o filhote passará por um processo de reabilitação e treinamento para poder sobreviver sozinho em vida livre. Quando estiver apto, ele será reintroduzido na natureza. Para tanto, os técnicos do Cetas vão estudar e definir uma área de preservação ambiental adequada para ser a nova casa dessa linda jaguatirica.

 

CETAS TANGARA

O Cetas Tangara tem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária. O equipamento funciona todos os dias para tratar dos animais abrigados. Mas, o atendimento ao público ocorre, de segunda a sexta, das 9h às 16h, para recebimento de animais por particulares. A unidade fica na PE 16, km 8,5 – no bairro da Guabiraba, em Recife.

Foto: divulgação/CPRH