Secretária executiva da Semas-PE, Inamara Mélo, falou sobre as publicações fruto de ações coordenadas pelo CT do Clima da Abema

Pernambuco marcou presença, na tarde desta quinta-feira (05), em mais dois painéis da Conferência Brasileira do Clima (CBMC), que acontece por meio de plataforma digital este ano. A secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), Inamara Mélo, participou das salas com os temas “Lançamento da publicação: como contribuir para criar e implementar políticas públicas sobre mudança do clima? Guia para estados e municípios” e “Recuperação verde da economia – Uma oportunidade para o Brasil”. Ela dividiu a bancada com representantes governamentais e de organizações nacionais e internacionais.

No primeiro evento, às 13h, foram apresentadas duas publicações, organizadas pelo CT do Clima da Abema, dentro do programa “Parcerias estratégicas para implementação do Acordo de Paris – SPIPA” – financiado por meio do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha. São elas: “Competências Estaduais e Municipais para criação e execução de Políticas sobre Mudanças do Clima” e “Como contribuir para criar e implementar políticas públicas sobre o clima”.

As publicações trazem questões relevantes sobre as competências jurídicas e administrativas dos entes subnacionais para implementar compromissos climáticos, além de uma visão acerca dos instrumentos regulatórios, econômicos e financeiros disponíveis. “Acredito de fato que essas publicações são instrumentos para apoiar os estados brasileiros no avanço das políticas de enfrentamento à mudança do clima. Nós precisamos aumentar nossas ambições e só envolvendo todos os setores, todos os níveis de governo, conseguiremos trilhar por esse caminho de uma sociedade de carbono zero, resiliente e sustentável”, disse Inamara Mélo, que também é coordenadora do CT do Clima da Abema e fez a apresentação dos documentos.

Ainda compôs o painel, como moderadora, Samanta Della Bella, superintendente de Sustentabilidade e Clima da Semas-PE, além de Eduardo Taveira (secretário de Meio Ambiente da Amazônia), Ludovino Lopes (Ludovino Advogados) e Stephanie Horel (programas da Delegação da União Europeia no Brasil), como debatedores. Para Stephanie Horel, os documentos proporcionarão conhecimentos e ferramentas para auxiliar de forma decisiva as atividades dos governos subnacionais.

“Estamos celebrando essas publicações que vão apoiar o Brasil a cumprir os seus compromissos internacionais pelo clima. Na União Europeia, nós pensamos que é preciso esforços conjuntos dos cidadãos e especialmente dos diferentes níveis de governança (federal, estadual e municipal). Por isso, essas publicações foram pensadas para empoderar estados e municípios com conhecimentos e ferramentas para empreender ações conjuntas para enfrentar a mudança global do clima”, pontuou Stephanie Horel.

Segundo painel – A gestora da Semas-PE, Inamara Melo, também participou do painel “Recuperação verde da economia: uma oportunidade para o Brasil”, coordenado pelo Centro Brasil no Clima (CBC), às 14h. Ao lado dela, estiveram Sergio Xavier, coordenador e Articulador Político do CBC; Guilherme Syrkis, diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC); e Angela Barbarulo, advogada responsável pelo projeto Justiça Climática e Socioambiental do Programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana.