A nova etapa do programa de Capacitação em Meio Ambiente para os municípios pernambucanos, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), visa qualificar gratuitamente mais 60 gestores públicos na área ambiental. A intenção é oferecer apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas, com vistas a ampliar as ações locais em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Gestão de Resíduos Sólidos e Compostagem de Resíduos Orgânicos são os temas dos novos cursos oferecidos aos 184 municípios do estado, mais o distrito de Fernando de Noronha. A formação é destinada aos gestores e servidores públicos municipais, com o objetivo de fortalecer o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SISEMAS/PE).

O período de inscrições vai de 1 a 9 de setembro. O programa contará com um limite de até 30 pessoas por curso, e cada município poderá indicar 2 participantes. A carga horária é de 20h para cada um dos cursos, que serão ministrados por meio de videoconferência, sempre com técnicos fazendo exposições ao vivo e possibilitando a interação entre os participantes.

A qualificação é um desdobramento da capacitação de gestores ambientais, realizada de abril a maio de 2021, desta vez com, temas mais específicos.

 

Inscrições

Preencha o formulário de inscrição
Período: De 01 a 09/09/2021
Mais informações: sisemas@semas.pe.gov.br

 

Vagas

30 vagas cada curso
02 vagas por município
Aberto a gestores e servidores públicos municipais

 

Curso 1 – Gestão de Resíduos Sólidos

Gerenciamento dos Serviços Públicos Municipais de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
Data: De 13 a 17 de setembro de 2021 (segunda a sexta)
Carga horária: 20h
Horário: 14h às 18h
Facilitadora: Monaliza Andrade

 

Curso 2 – Compostagem de Resíduos Orgânicos

Data: De 22 a 24 de setembro de 2021 (quarta a sexta)
Carga horária: 12h
Horário: 14h às 18h
Facilitador: Bertrand Alencar