Nova edição do Zoo Noturno Mal-Assombrado mescla lendas do folclore pernambucano, educação ambiental e muita diversão

O Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, será palco de um encontro pra lá de assustador, com a presença do fantasma de Branca Dias, Cabra Cabriola, Menino do Pirulito, Comadre Fulorzinha e muito mais. É a nova edição do Zoo Noturno Mal-Assombrado, que acontecerá na noite desta sexta-feira (05). A atividade promove uma comemoração especial do Dia das Bruxas, mesclando encenações de lendas do folclore pernambucano, histórias mal-assombradas da cidade, educação ambiental e muita diversão.

Para essa atividade inusitada, a bilheteria será aberta às 18h. A partir de então, serão formados os grupos para dar início ao passeio guiado por profissionais e monitores do Parque, além dos assustadores convidados de honra. O público percorrerá o equipamento e conhecerá os hábitos de animais noturnos, que ficam mais ativos no período da noite. Entre eles estão as corujas, serpentes, anta, tamanduás, jaguatirica e onça. Neste evento, o público – de forma controlada – acessará a área destinada aos grandes felinos e também fará uma pequena trilha pela mata.

É no desenrolar desse roteiro que os visitantes terão encontros assustadores. Já confirmaram presença na atividade Comadre Fulozinha, Papa-figo, Velho do Saco, Menino do Pirulito, Cabra Cabriola e a anfitriã da casa: Branca Dias, caçada como bruxa pela Inquisição europeia no século 19. As lendas serão apresentadas por onze atores, mas a organização do evento ainda prepara outras surpresas para o dia. A programação é voltada para adultos e jovens a partir de 12 anos. O ingresso custa R$ 20,00 e será vendido a partir das 18h.

Para acompanhar esse passeio cheio de emoções, é necessário o uso de calças compridas e sapatos fechados para todos. Os jovens devem estar acompanhados do responsável. Quem quiser ir mais equipado e aproveitar cada detalhe da ação pode levar sua lanterna. A equipe técnica do zoo orienta que, para garantir o bem-estar dos animais, não será permitido o uso de câmeras ou celulares com flashes. A atividade conta com o apoio da indústria de alimentos Capricche/Futurinhos.

Conheça algumas assombrações:

Branca Dias
Há registro histórico de que a portuguesa Branca Dias, esposa de Diogo Fernandes Santiago, viveu no século XVI, no Engenho de Camaragibe, em Pernambuco. Judia, teria sido a primeira mulher a manter uma esnoga (sinagoga em português arcaico) em suas terras. Denunciada pela própria mãe e irmãs, foi processada pelo Tribunal do Santo Ofício, por judaísmo, sendo sentenciada a dois anos de cárcere. Contam que antes de ser presa no Brasil e enviada a Lisboa, Branca Dias teria jogado toda a sua prataria no riacho do Prata. Desde então, ela assombra os visitantes que passam pelo lugar.

Comadre Fulozinha
Mais popular no Nordeste do Brasil, ela atua como uma guardiã das florestas. Destemida protetora dos animais e da natureza, ela se assemelha com a Caipora, porém fica furiosa quando confundida com a outra assombração das matas. A versão mais conhecida da Comadre a descreve como sendo uma criança, com longos cabelos pretos. Contudo, também há quem a descreva como uma mulher. Seus truques incluem trançar as crinas de cavalos, abrir porteiras de fazendas e desorientar caçadores com seu assobio.

 

Serviço

Zoo Noturno Mal Assombrado
Data: 05 de novembro de 2021
Horário: a partir das 18h
Local: Parque Estadual de Dois Irmãos, na Praça Farias Neves, s/n – Dois Irmãos, Recife – Entrada: preço único R$ 20,00 (vinte reais). Os ingressos são vendidos na bilheteria do parque, no dia do evento. Crianças a partir de 12 anos devem estar acompanhadas do responsável.

Observação: os visitantes deverão comparecer vestidos com calça e sapatos fechados.

Fotos: Lu Rocha- Semas/PE