A secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Mélo, participa do evento representando Pernambuco

De 11 a 15 de maio, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente promoverá em Cuiabá, Mato Grosso, um encontro com uma programação especial para discutir a situação ambiental do Brasil e busca por soluções. A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Mélo, participará dos quatro dias do evento, representando o estado. Reuniões temáticas e visitas técnicas fazem parte da programação do Encontro Abema.

No primeiro dia (11/05), das 8h às 11h, estão previstas reuniões da Força-Tarefa dos Governadores de Clima e Florestas (GCF), uma colaboração subnacional de 38 estados e províncias que trabalham para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões de gases do efeito estufa, o desmatamento e a degradação florestal e promover caminhos realistas para o desenvolvimento rural de manutenção das florestas; e da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, coordenada pelo Governo de Pernambuco. Na parte da tarde, das 14h às 17h30, acontecerá o nono diálogo da série “Recuperação Verde: caminhos sustentáveis para os estados, promovido pela Câmara Técnica do Clima da Abema, cujo tema será “Financiamento para ações de descarbonização”. O dia se encerra com uma visita ao Mirante do Parque Mãe Bonifácia.

Já no dia 12 de maio, das 8h às 12h, acontece a 107 ª Reunião Ordinária da Abema, no Palácio Paiaguás, com a presença do governador do Mato Grosso. E das 13h30 às 17h, tem uma visita programada para o Parque Nacional Chapada dos Guimarães. O terceiro de dia de evento, 13 de maio, será dedicado a visitas técnicas em Bom Jardim, na cidade de Nobres, que engloba o Aquário Encantado (flutuação na nascente de águas cristalinas), SESC Serra Azul (flutuação, tirolesa, arvorismo) e Sesc Porto Cercado. A programação do Encontro Abema se encerra no dia 15 de maio, quando acontece o Diálogo Sesc sobre Reserva Natural do Patrimônio Particular (RPPN) e o trabalho de enfrentamento aos incêndios. Também está prevista neste dia uma visita ao Centro Integrado Sesc.